Lisboa novamente na mira de comentador russo. "Conquistar por segurança"

10 meses atrás 61

A capital portuguesa voltou a ser tema de conversa entre comentadores no principal canal estatal da Rússia, o Rossiya 1. Desta vez, o apresentador e propagandista do Kremlin Vladimir Solovyov considerou que, se for necessário, o país conquistará Lisboa “por segurança”.

Um dos participantes começa por elencar que o Ocidente “sabe perfeitamente” que Lisboa não será invadida pela Rússia, ainda que tenha deixado a questão no ar. “Porque não?”, disse.

Foi nesse momento que Solovyov, que tinha apontado noutra ocasião que “os portugueses viveriam muito bem como parte do império russo”, considerou que, caso seja necessário, o país levará a cabo essa hipótese.

“Esperem um minuto, não estou a brincar. O presidente da Federação Russa [Vladimir Putin] disse que não é por causa do território, é sobre garantir segurança. Se precisarmos de conquistar Lisboa para garantir segurança, fá-lo-emos”, disse.

Attention, Portugal!

"If we need to take Lisbon to ensure security, we'll do it" - Russian propagandist Solovyev.

Taking Lisbon has become one of his favorite topics recently. pic.twitter.com/JcOBgt63VE

— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) December 7, 2023

As imagens do programa foram partilhadas pelo conselheiro da presidência ucraniana, Anton Gerashchenko, na rede social X, que traduziu e legendou o momento.

“Atenção, Portugal! Conquistar Lisboa tornou-se um dos tópicos favoritos de Solovyoy”, escreveu.

Recorde-se ainda que o ex-presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança, Dmitry Medvedev, já tinha referido, em abril do ano passado, que o objetivo de Putin seria construir uma Eurásia aberta “de Lisboa a Vladivostok”, cidades que se situam a cerca de 10 mil quilómetros de distância.

Leia Também: "Lisboa devia ser russa", diz propagandista do Kremlin em programa de TV

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo