Loures recebe tranche de 24 milhões de euros do Banco Europeu de Investimento

9 meses atrás 87

Em causa está a primeira parcela de um empréstimo de 100 milhões de euros para habitação social e melhorias, em prol da sustentabilidade ambiental, em edifícios.

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Câmara Municipal de Loures assinaram esta quinta-feira o contrato da primeira tranche, no valor de 24,15 milhões de euros, de um empréstimo de 100 milhões de euros para habitação social e adaptação de edifícios a medidas de sustentabilidade ambiental.

O financiamento da instituição europeia servirá para construir e renovar habitação social, implementar soluções mais amigas do ambiente e medidas de eficiência energética (inclusive renováveis) em edifícios públicos, modernizar e construir escolas, melhorar a gestão de resíduos no município, entre outros.

Tanto o vice-presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix, como o presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão, anteveem resultados sociais e ambientais positivos, nomeadamente o desenvolvimento da cidade, a melhoraria das condições de vida da população e da mobilidade urbana e até o crescimento económico.

“Este projeto inclui o financiamento ao Programa Repor Loures, lançado na sequência das inundações de dezembro 2022, e medidas de adaptação climática que nos permitem reconstruir melhor e de forma mais resiliente e adaptar para o futuro”, disse Ricardo Mourinho Félix.

“Apoiará também a reforma de escolas públicas da cidade, proporcionando melhores condições de educação para os cidadãos. Além disso, o desenvolvimento de infraestruturas e serviços públicos mais eficazes e com maior impacto económico e social tornará a vida em Loures mais sustentável e inclusiva”, acrescentou o vice-presidente.

O empréstimo-quadro co-financiará projetos que fazem parte do plano estratégico de investimento plurianual (2022-2026) de Loures. Para o autarca Ricardo Leão, é o “culminar, há muito ansiado, de um trabalho exaustivo de mais de um ano entre o município de Loures e o BEI, no sentido da concretização de uma parceria com vista à realização destes importantes investimentos”.

Ler artigo completo