Lucro do grupo hoteleiro Intercontinental desce 24% para 347 milhões no primeiro semestre

2 meses atrás 35

As receitas totais subiram 4% para 2.322 milhões de dólares (cerca de 2,1 mil milhões de euros). O IHG prevê devolver mais de mil milhões aos acionistas em 2024, uma vez que os efeitos do acordo com a Novum Hospitality começam a sentir-se no negócio dos hotéis.

Holiday Inn Hotel. Ao perder o último lugar do pódio, a cadeira norte-americana desvalorizou 10%, passando dos 3.844 milhões, para os 3.465 milhões de euros.

Os lucros do grupo InterContinental Hotels (IHG), que detém as cadeias de hotéis Holiday Inn, Crowne Plaza e Regent, desceram 24% no primeiro semestre deste ano para 347 milhões de dólares (cerca de 318 milhões de euros).

Por outro lado, as receitas totais aumentaram 4% em termos homólogos para 2.322 milhões de dólares (aproximadamente 2,1 mil milhões de euros). Aliás, a receita por quarto disponível (RevPAR) – um indicador importante no sector do alojamento turístico – aumentou 3% tanto nos primeiros seis meses de 2024 como no segundo trimestre.

“O crescimento do RevPAR acelerou no último trimestre, refletindo uma forte recuperação nos Estados Unidos no segundo trimestre e a amplitude da nossa presença global. Juntamente com o crescimento do sistema, a expansão notável das margens e o benefício do retorno de capital excedente através de recompras, o crescimento do lucro por ação ajustado foi de 12%”, realçou o CEO do IHG Hotels & Resorts.

De facto, quase metade (47%) do programa de recompra de ações de 800 milhões de dólares (732 milhões de euros) previsto para 2024 foi concluído até 30 de junho.

Elie Maalouf recordou ainda as 126 inaugurações de hotéis no último semestre e a contratação de um recorde de 384 propriedades, o equivalente a mais de duas por dia. “Estas incluíram as primeiras seis aberturas e 118 assinaturas do acordo com a Novum Hospitality, que duplica a nossa presença no importante e atrativo mercado alemão”, destacou o gestor, na mensagem publicada com o relatório financeiro.

Esses 384 hotéis assinados representam um aumento de 67% em comparação com os primeiros seis meses de 2023. Boas notícias também na ocupação dos quartos dos hotéis da empresa britânica. A taxa média diária aumentou 2% entre janeiro e junho e a ocupação cresceu 0,6%.

O IHG estima devolver mais de mil milhões de dólares (915 milhões de euros) aos acionistas em 2024.

Na bolsa de Londres, as ações do IHG estão a subir 1,01% para 7.436 libras esterlinas.

Ler artigo completo