Lucros da Nokia caem mais de 30% com quebra na procura por equipamentos 5G

2 meses atrás 53

A empresa finlandesa obteve lucros de 423 milhões de euros no segundo trimestre, uma queda de mais de 30% face ao período homólogo, prevendo uma melhoria das vendas na segunda metade do ano.

Os lucros da Nokia caíram 32% para 423 milhões de euros no segundo trimestre, pressionados pela procura fraca por equipamentos 5G. Ainda assim, a empresa prevê uma melhoria na segunda metade do ano.

De acordo com a “Reuters”, as vendas caíram 18% em termos homólogos, em grande parte porque o ritmo de investimento em tecnologia 5G na Índia – que representou cerca de 12,5% das vendas totais em 2023 – abrandou depois de ter registado um crescimento rápido um ano antes.

“O impacto mais significativo foi a comparação homóloga, num período em que se observou um pico no rápido desenvolvimento de 5G na Índia”, com o país a “ser responsável por três quartos da queda”, afirma a Nokia.

A “Reuters” recorda que a Nokia mas também a rival sueca Ericsson foram impactadas pelo facto de os clientes estarem a comprar menos equipamentos de telecomunicações e acabaram por anunciar a saída de milhares de colaboradores.

Ainda assim, a Nokia estima um regresso ao crescimento na segunda metade do ano. Embora já se observe uma “melhoria, a recuperação das vendas está a demorar mais do que prevíamos”, afirmou Pekka Lundmark, CEO da empresa finlandesa.

“Olhando para a frente, acreditamos que a indústria está a estabilizar” e “esperamos uma aceleração significativa do crescimento das vendas na segunda metade do ano”, concluiu.

Ler artigo completo