Lucros do IAG sobem para 1,31 mil milhões no primeiro semestre

2 meses atrás 52

Grupo de aviação britânico alcançou 14,724 milhões de euros em receitas nos primeiros seis meses do ano, impulsionadas pela “forte procura de viagens nos mercados em que opera”.

O International Airlines Group (IAG), dono das companhias Iberia, Vueling e British Airways, lucrou 1.309 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, uma subida de 3,9% face aos 1.260 milhões somados no semestre homólogo.

No que diz respeito às receitas, o grupo de aviação britânico alcançou 14,724 milhões de euros nesse período, impulsionadas pela “forte procura de viagens nos mercados em que opera.

Em termos trimestrais, a IAG alcançou um resultado líquido de 1.241 milhões no segundo trimestre, ligeiramente abaixo dos 1.251 milhões recorde registados no período homólogo.

“Continuamos a assistir a uma forte procura de viagens nos atrativos mercados principais em que operamos: Atlântico Norte, América Latina e intra-europeus. Tivemos um bom desempenho no primeiro semestre de 2024, com um lucro operacional 49 milhões de euros superior ao do mesmo período do ano passado”, destaca a empresa em comunicado.

Para os acionistas, o Conselho de Administração aprovou ontem, quinta-feira, um aumento de três cêntimos por ação.

“Temos o prazer de anunciar o regresso ao pagamento de dividendos, o que reflete a nossa confiança na empresa, no nosso desempenho e na nossa transformação. Estamos a cumprir a nossa estratégia e o nosso compromisso com o retorno sustentável para os acionistas”, sublinha a IAG.

No ano passado, o grupo aéreo apresentou um resultado líquido de 2.655 milhões de euros, multiplicando por seis os valores do ano anterior.

Na quinta-feira, a IAG anunciou a decisão de pôr um ponto final no processo de compra da Air Europa, com a companhia aérea espanhola a defender-se e admite ser rentável.

Ler artigo completo