Luís António Silva vice-campeão na Andaluzia

2 horas atrás 24

Luís António Silva deu um "cheirinho" internacional à sua bela temporada de sub-16 em 2024 e sagrou-se vice-campeão no Campeonato de Andalucía para este escalão etário.

O torneio espanhol, organizado pela Real Federación Andaluza de Golf, decorreu no Real Guadalhorce Club de Golf, nos arredores de Málaga, num campo cujos greens foram renovados por Miguel Angél Jiménez, um ex-campeão do Open de Portugal.

Um campo que irá receber ainda este ano o Andalucía Costa del Sol Open de España femenino, do Ladies European Tour, a primeira divisão do golfe europeu a nível profissional.

Para além do 2.º lugar (-4) de Luís António Silva, os restantes portugueses obtiveram as seguintes classificações: Francisca Salgado terminou no 7.º posto (+21), Guilherme Moreira foi 16.º (+11), João Ivo de Carvalho 19.º (+14), Francisco Reis 22.º (+17), enquanto João Alvim e Henrique Montenegro não passaram o cut.

Luís António Silva andou sempre no top-3. Era 2.º empatado com Guilherme Grabner Moreira após a primeira volta, desceu para 3.º após a segunda ronda e terminou como vice-campeão, com 212 pancadas, 4 abaixo do Par, após voltas de 70, 72 e 70.

O jogador do Oporto Golf Club (Espinho) ficou a 4 pancadas do campeão, o espanhol Yago Horno Mateo (71+69+68). Só quatro dos 54 participantes bateram o par do campo após as três voltas.

Está a ser uma bela época para Luís António Silva, que lidera o ranking de sub-16 do Circuito Drive, o principal ‘tour’ juvenil da Federação Portuguesa de Golfe, com dois títulos conquistados em cinco torneios disputados.

Merece também destaque o top-10 de Francisca Salgado entre 30 jogadoras, com o seu 7.º posto, empatada com Alba Camacho, com 237 pancadas, 21 acima do Par. A jogadora do clube Vale Janelas assinou cartões de 77, 80 e 80. A espanhola com quem empatou apresentou resultados de 79, 78 e 80. Francisca Salgado também lidera o ranking de sub-16 do Drive Tour, com duas vitórias e dois 2.º’s lugares em quatro torneios disputados. Também ela com uma época bem positiva.

A campeã foi a espanhola Ameli Tran com 220 pancadas, 4 acima do Par, após rondas de 69, 75 e 76, batendo por 4 a sua compatriota Julia Moreno (71+78+75). Nenhuma jogadora logrou bater o Par do campo no final do torneio.   

Os jogadores portugueses, enquadrados na seleção nacional amadora de sub-16, foram acompanhados pelo profissional Gonçalo Pinto, o treinador de Ricardo Melo Gouveia, que está a viver momentos, altos, pois o seu jogador acabou de garantir a manutenção no DP World Tour (a primeira divisão europeia a nível profissional) na época de 2025.

Francisca Salgado participou no torneio andaluz a nível individual.

Ler artigo completo