Luís Martins elogia participação de Gelson Dala no CAN: «Conhecimento tático do jogo é muito maior agora»

7 meses atrás 63

Gelson Dala tem sido absolutamente determinante na boa campanha de Angola na Taça das Nações Africanas (CAN) 2023. O avançado, que em Portugal representou o Sporting e o Rio Ave, marcou 4 golos e fez uma assistência em 4 jogos, contribuindo para a qualificação da seleção treinada pelo português Pedro Gonçalves para os quartos de final da competição.

Luís Martins lembra-se bem da passagem do internacional angolano pela Academia do Sporting, onde formou dupla ofensiva na equipa B com Rafael Leão, hoje uma das referências de ataque do AC Milan. "Uma das duplas que utilizei muito da equipa B foi o Gelson Dala por trás do Rafael Leão, dois jogadores de grande talento, que se entendiam muito bem e se complementavam muito bem nas suas características", conta a Record o comentador da Sport TV.

De referir que, em duas temporadas no Sporting B - primeiro, com João de Deus e, depois, com Luís Martins ao leme - Dala marcou 17 golos e fez 4 assistências em 23 jogos. Na equipa principal, então treinada por Jorge Jesus, o atacante teve apenas duas aparições. Segundo o técnico, de 60 anos, há uma explicação para que o atacante nunca conseguisse impor-se na equipa principal. "No Sporting tinha outros jogadores à sua frente. Sobretudo, o Bas Dost e muito bons jogadores nos corredores, onde ele também pode jogar", justifica Luís Martins, reconhecendo que as melhores épocas do internacional angolano em Portugal foram realizadas de verde e branco, mas em Vila do Conde. "Fez uma grande época e ajudou muito o Rio Ave", recorda.

Apesar de sempre ter reconhecido grande qualidade ao melhor marcador da seleção angolana no CAN'2023, Luís Martins admite que Gelson Dala é hoje um jogador diferente daquele que pisou os relvados da Academia Cristiano Ronaldo. Especialmente, na vertente tática. "Nesse aspeto, melhorou bastante. Quando o vemos na seleção de Angola, verificamos que o conhecimento tático do jogo é muito maior agora", preconiza Luís Martins, durante a conversa com o nosso jornal, assinalando que também "tem sido um jogador muito importante para a equipa dele" - o Al-Wakrah, do Qatar.

A troca de impressões com Record prossegue com Luís Martins a admitir que, "numa seleção melhor", Gelson Dala teria "outra notoriedade" e a deixar em aberto a possibilidade de, após o excelente CAN que está a realizar, o avançado, de 27 anos, poder regressar ao futebol europeu. "Jogadores que tenham muito golo e finalização apurada são sempre alvos apetecíveis para os principais clubes", verifica o antigo treinador do Sporting B, atualmente a dar formação a treinadores (níveis I e II) na Associação de Futebol de Setúbal.

"De um momento para o outro, ele pode voltar à Europa", reforça, enumerando as características que mais o impressionaram quando se cruzou pela primeira vez com o futebolista em Alcochete. "Um jogador muito veloz, muito rápido, muito comprometido com o processo de treino, com muita vontade de evoluir e que, no fundo, comprovou a qualidade que tinha", conclui Luís Martins.

Ler artigo completo