Luís Mendes promete maior aposta no feminino mas alerta: «Necessitamos que os direitos de transmissão sejam valorizados»

6 meses atrás 63

23:05

Vice-presidente em entrevista

O Benfica está determinado em reforçar a aposta no futebol feminino. A garantia foi dada por Luís Mendes, vice-presidente dos encarnados, que vinca que está confiante que, além do futebol masculino, é a vertente que mais irá crescer.

"Tem tido uma evolução notável e o Benfica tem feito um trabalho incrível no desenvolvimento do futebol feminino. É a modalidade em que mais acredito no crescimento e na capacidade de monetização. O que necessitamos é que os direitos de transmissão sejam valorizados, o que não verificamos ainda. O campeonato do Mundo da Austrália (feminino) teve níveis de audiências superiores ao do Qatar. Os direitos de transmissão têm de ser mais valorizados. Temos de continuar a investir no futebol feminino. Mas temos de ter do lado da receita a devida contrapartida. Temos cada vez mais marcas a querer investir", anotou, em entrevista à BTV, com o responsável dos encarnados a abordar ainda a questão da centralização dos direitos televisivos:

"A centralização de direitos televisivos deu recentemente passos interessantes na definição do modelo de comercialização. O que verifico é que existe um esforço de capacitação dos clubes, a formação que tem de ser dada aos clubes é muito pouca. E é bom que que seja feita. É possível haver antecipação para 2026 desde que as condições satisfaçam todas as partes. Tenho o entendimento de que sem um controlo económico rigoroso não conseguimos ter uma liga competitiva. Em Espanha a La Liga tem capacidade suficiente para determinar o orçamentos dos clubes, inscrição ou não inscrição de jogadores. Na Premier League mais um clube foi punido com perda de dois pontos por não cumprir critérios financeiros [Everton]. Sem controlo económico não consigo um bom produto. Sem controlo económico não vamos conseguir isso. Verifica-se hoje em dia equipas com salários em atraso e isso não contribui para um produto melhor", sustentou, antes de abordar uma possível saída de Pedro Proença da Liga de clubes: "Não estou na cabeça dele, não faço ideia do que pretende. Desde que garanta um legado, que o processo vá ser bem concluído, penso que pode ir à vida dele. Ele lançou a semente".

Luís Mendes também deu conta que, em breve, serão conhecidas as conclusões do relatório forense à administração de Luís Filipe Vieira. "O processo está concluído. Estamos a aguardar um relatório final com nível de detalhe diferente", sintetizou.

Por Valter Marques

Ler artigo completo