Luís Pinto: «Não comecei ontem e não caí aqui de paraquedas»

4 meses atrás 47

No 64.º episódio do "Podcast Auriverde", Luís Pinto deu a sua primeira entrevista enquanto treinador do Tondela. O técnico de 35 anos vinca que, apesar de ser jovem, já conta com alguma experiência no mundo do futebol, pelo que tal não será um problema para a sua liderança. 

"Não comecei ontem e não caí aqui de paraquedas. Quando defrontei o Tondela enquanto adversário tinha 23 anos e era adjunto do Trofense. Como treinador principal esta foi a minha quinta época. É um caminho que se vem construindo há alguns anos. Se aqui estou hoje é porque reconhecem que sou a pessoa certa para estar à frente do clube. Atualmente temos um campeão nacional que nem 40 anos tem por isso acho que a idade já é uma questão um pouco ultrapassada no futebol. É só um número e eu até gostava que fosse mais baixo. Podiam ser 25 em vez de 35", afirma Luís Pinto.

O treinador orientou o Fafe na última temporada e meia e dá agora o salto para a 2.ª Liga. Quando a oportunidade de subir um patamar surgiu, Luís Pinto não hesitou. "Foi extremamente fácil dizer que sim. Quando um clube como o Tondela nos abre as portas das competições profissionais não há dificuldade", confirma o novo técnico dos tondelenses. Luís Pinto realça que o percurso do seu novo clube tem sido "muito interessante" e afirma que gostava de ter o mesmo sucesso.

"É um clube que veio das distritais e conseguiu subir até à 2.ª Liga e manter-se lá durante vários anos. Gostava que o meu percurso fosse idêntico", afirma. 

A chegada às competições profissionais é "entuasiasmante", mas também trará novos desafios. "A 2.ª Liga vai ter um grau de competitividade diferente do que eu tenho encontrado até aqui. Mas não há nenhuma divisão em que quem jogue melhor ganhe sempre. É para este tipo de desafios que trabalhamos", avisa o novo técnico dos tondelenses.

"Dedicação e entrega" foram as grandes promessas de Luís Pinto aos adeptos auriverdes, na primeira entrevista enquanto treinador do plantel principal. Acima de tudo, o técnico pretende que a sua equipa seja "aguerrida" e capaz de "dignificar os adeptos que se deslocam ao estádio".

No final, o treinador pediu apoio e deixou um apelo a todos os apoiantes da equipa. "Juntem-se a nós. Façam parte do caminho connosco. Já que somos uma cidade com poucos habitantes, vamos tornar isto numa grandeza nossa. Isso é meio caminho andado para tornarmos o nosso estádio numa fortaleza", conclui Luís Pinto.

No episódio, lançado na véspera do 91.º aniversário do clube, participou ainda Diego Tavares, jovem jogador dos auriverdes que assinou recentemente contrato profissional. "Atingi o meu primeiro grande objetivo", afirma o defesa de 19 anos.

Ass: A.L.

Ler artigo completo