Um dos rumores que ocasionalmente surge relativamente aos MacBook é a possibilidade de estes terem um ecrã tátil. Esta opção teria, obviamente, as suas vantagens e desvantagens, mas a Apple nunca deu sinais de enveredar por esse caminho.
Mas afinal por que razão a Apple nunca lançou um MacBook com ecrã sensível ao toque? A resposta chega por Tom Boger, vice-presidente de marketing de produto iPad e Mac, numa entrevista ao The Wall Street Journal.
Apple não quer que o iPad e o MacBook sejam concorrentes entre si
Uma das questões colocadas neste entrevista foi precisamente sobre este tema. Para responder à questão, Boger invoca o iPad para o tema e afirma que este nunca será um concorrente para o MacBook.
"Não os vemos como dispositivos concorrentes. Nós vemo-los como dispositivos complementares." Tom Boger refere ainda que o iPad "sempre foi um dispositivo de toque", ao passo que o Mac é um produto para "manipulação indireta".
Como seria de esperar, quem conduziu a entrevista quis saber se a Apple possui planos para o lançamento de um MacBook com ecrã tátil. Neste caso, Boger optou por uma resposta evasiva referindo que o "MacOS é para um paradigma de computação muito diferente".
O executivo reforçou que o iPad é o dispositivo que os utilizadores devem escolher caso queiram um produto para o toque. Ele refere ainda que muitos possuem ambos os dispositivos e que olham para o iPad como uma extensão do seu Mac.
Esta é a mais recente posição da Apple para este tema, embora a empresa promova repetidamente os seus iPad como "o teu novo computador". Apesar desse chavão, ela não quer ter dois dispositivos seus a concorrer entre si, o que faz todo o sentido do ponto de vista estratégico.
MacBook com ecrã tátil em 2025?
Apesar das declarações de Tom Boger nesta entrevista, ele nunca negou o eventual lançamento deste tipo de produto. E para juntar à discussão devemos olhar para um dos mais recentes relatórios de Mark Gurman que refere que a Apple pode lançar um MacBook com ecrã tátil em 2025.
O jornalista da Bloomberg avança que a Apple está a desenvolver Mac´s com ecrã tátil. Ademais, refere que os próximos MacBook Pro terão um novo design e embora mantenham um aspeto tradicional - com teclado e trackpad - terão suporte para comandos por toque e gestos.