Madeira: CDU defende valorização dos salários para assegurar justa distribuição da riqueza

3 meses atrás 67

A CDU Madeira afirmou que, ao longo das últimas décadas, a distribuição da riqueza produzida foi “sempre favorecendo o capital em detrimento do fator trabalho” e lembrou que se vive numa Região onde “17,2% dos trabalhadores vivem no limiar da pobreza, ou seja, são mais de 22 mil madeirenses, que mesmo trabalhando oito ou mais horas por dia empobrecem a trabalhar”.

O candidato da CDU Madeira às eleições europeias de 9 de junho, Duarte Martins, defendeu a valorização dos salários com o intuito de se assegurar uma justa distribuição da riqueza produzida.

Duarte Martins afirmou que, ao longo das últimas décadas, a distribuição da riqueza produzida foi “sempre favorecendo o capital em detrimento do fator trabalho” e lembrou que se vive numa Região onde “17,2% dos trabalhadores vivem no limiar da pobreza, ou seja, são mais de 22 mil madeirenses, que mesmo trabalhando oito ou mais horas por dia empobrecem a trabalhar”.

O candidato às eleições europeias acrescentou que para se ter a “verdadeira noção da evolução da distribuição da riqueza na Região, é na Madeira que existem as mais escandalosas desigualdades económicas e sociais, onde 5% da população tem 58% da riqueza criada”.

Duarte Martins reforçou que se vive num país e numa região da União Europeia em que as empresas “distribuem mais dividendos aos seus accionistas, muitas vezes superiores aos lucros obtidos, enquanto temos um dos salários mais baixos da zona euro”.

Para Duarte Martins, as políticas da União Europeia e do Banco Central Europeu (BCE), que têm sido executadas pelos governos do PS, PSD e CDS-PP, “impuseram grandes constrangimentos” ao povo. Duarte Martins considerou ser importante “combater estas desigualdades”, mas, para isso, é “fundamental encetar caminhos na construção da Europa de cooperação entre os trabalhadores e os povos, em contraponto com o projecto de integração capitalista da União Europeia, garantindo melhor distribuição da riqueza e um aumento geral dos salários para os trabalhadores”.

Duarte Martins salientou a importância de se reforçar o voto na CDU nas eleições europeias de 9 de junho para “garantir que os trabalhadores possam ter uma vida melhor”.

Ler artigo completo