Madeira: Governo propõe subida do salário mínimo para 850 euros

10 meses atrás 71

O Governo Regional da Madeira vai propor a subida do salário mínimo regional dos 785 para os 850 euros. A proposta da Região fica acima da subida do salário mínimo decretada pelo governo nacional dos 760 para os 820 euros.

O Governo Regional da Madeira vai propor a subida do salário mínimo regional dos 785 para os 850 euros.

A proposta da Região fica acima, em 3,6%, da subida do salário mínimo decretada pelo governo nacional dos 760 para os 820 euros, que entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2024.

“O novo valor do salário mínimo nacional representa um crescimento de 62% face ao valor do salário mínimo nacional em 2015 (+315 euros). A atualização resulta do reforço do Acordo de Médio Prazo de Melhoria dos Rendimentos, dos Salários e da Competitividade (Acordo), celebrado em outubro, em sede de concertação social, com os parceiros sociais”, referiu o executivo aquando da atualização do salário mínimo.

O governo da República referiu que Portugal está no top 10 dos salários mínimos mais elevados da União Europeia.

“Este é um dos compromissos assumidos, em diálogo com os parceiros sociais, para a dignificação do trabalho e a valorização dos salários. Estamos orgulhosos dos resultados alcançados e certos de que o emprego e salários são o nosso motor coletivo de desenvolvimento”, disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, aquando da subida do salário mínimo nacional.

Ler artigo completo