Madeira: PAN defende fundos comunitários para ferry entre Porto Santo e Caniçal

3 meses atrás 82

“O Parlamento Europeu deve incentivar a adoção de tecnologias inovadoras e sustentáveis no sector dos transportes. Isto inclui o apoio a projetos de mobilidade elétrica, energias renováveis e a implementação de sistemas de transporte inteligentes”, disse Válter Ramos, candidato deste partido às eleições europeias.

O candidato do PAN Madeira às eleições europeias de 9 de junho, Válter Ramos, defende que o Aeroporto do Porto Santo deve ser transformado no terminal 2 do Aeroporto da Madeira. Para levar avante esta proposta foi defendido o uso de fundos comunitários para um ferry boat que faça a ligação entre o Porto Santo e o Caniçal, fazendo uso do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional.

Para Válter Ramos, o ferry boat seria uma alternativa de mobilidade entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo, e serviria também duas ilhas da Região Autónoma da Madeira.

No transporte marítimo, o PAN salientou que a União Europeia disponibiliza subsídios para serviços de ferry e transporte marítimo que conectem a Madeira com o continente e outras ilhas, “garantindo a continuidade” do serviço e preços acessíveis.

A força partidária considera que é importante ter “pessoas competentes” no Parlamento Europeu, que saibam negociar esses fundos e que tragam à Madeira a oportunidade de transporte marítimo entre a Madeira e o Continente.

O PAN considerou também que o Parlamento Europeu deve apoiar iniciativas que garantam a conectividade das regiões ultraperiféricas, como é o caso da Madeira, com o território nacional. O partido diz que isso pode ser feito através de subsídios diretos para companhias aéreas ou apoio a rotas consideradas essenciais.

“Através de iniciativas legislativas e financiamento, o Parlamento Europeu deve incentivar a adoção de tecnologias inovadoras e sustentáveis no sector dos transportes. Isto inclui o apoio a projetos de mobilidade elétrica, energias renováveis e a implementação de sistemas de transporte inteligentes, que podem beneficiar a Madeira ao melhorar a eficiência e reduzir o impacto ambiental do transporte”, disse Válter Ramos.

O PAN defendeu também legislação europeia referente ao transporte de animais de companhia, salientando que os animais “não podem continuar a serem vistos como mercadoria, como tal é fundamental a aprovação de leis que garantam a sua segurança e bem-estar”.

Ler artigo completo