O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, anunciou, este sábado, que o Governo Regional "permanecerá em gestão" até que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, possa tomar uma decisão sobre eventuais eleições.
O anúncio da decisão do juiz-conselheiro surgiu um dia depois de Ireneu Barreto ter estado reunido com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Lisboa.
Após a exoneração do líder do executivo regional, Miguel Albuquerque (PSD), constituído arguido no âmbito de um processo em que são investigadas suspeitas de corrupção na Madeira, o represente da República ouviu na semana passada os partidos com representação na Assembleia Legislativa Regional.
No final das audiências, Ireneu Barreto anunciou que iria consultar o Presidente da República sobre a crise política e que anunciaria depois a sua decisão.
"Nesta situação muito complexa, cabe-me agora equacionar todas as opções que a Constituição prevê e decidir, em consciência, aquela que melhor defenda os superiores interesses dos madeirenses e porto-santenses, a autonomia regional e o regime democrático", afirmou, na altura, Ireneu Barreto.
[Notícia em atualização]
Leia Também: Anunciada hoje decisão para resolver crise política na Madeira