Madeirenses agravam uma crise portista cada vez mais profunda

2 horas atrás 23

O Marítimo precisou apenas de ser eficaz, e coeso defensivamente, aproveitando uma 1ª parte monstruosa do guarda-redes Gonçalo Tabuaço, para agravar a crise e vencer o FC Porto B - que não larga as últimas posições da tabela classificativa - por 1-0.

Em busca dos importantes pontos, Marítimo e FC Porto B encontravam-se na Madeira e ambos se apresentavam com sistemas - 3x4x3 - semelhantes, embora com dinâmicas distintas, especialmente nas alas. Essa espelhagem de desenho fez com que nos primeiros minutos o encaixe entre ambas fosse grande e o jogo fosse disputado bem longe das balizas. Contudo, tudo mudou quando, aos 24', o Marítimo inaugurou o marcado, pelo central Rodrigo Borges, na sequência de um livre indireto na meia esquerda.

A partir daí, o conjunto madeirense ficou mais confortável com bola, foi crescendo e podia ter chegado ao 2-0 - Patrick falhou na cara de Gonçalo Ribeiro -, mas permitiu a reação portista, quando, aos 33', os visitantes tiveram direito a penalidade, por mão na bola de Rodrigo Borges. No entanto, aí foi a vez de Tabuaço fazer uma defesa estrondosa, a remate de Tiago Andrade. De resto, este momento galvanizou os jovens portistas e estes criaram chance atrás de chance, especialmente por Anhá Candé, mas esbarraram sempre num muro chamado Gonçalo Tabuaço, que brilhou na 1ª parte.

Pressionado por um mau arranque de época, o FC Porto B entrou para a 2ª parte com atitude renovada, tentando dar seguimento ao bom final de 1ª parte. Os jovens dragões estavam intensos na troca de bola e foram sendo dinâmicos na esquerda, a partir do esforçado Tiago Andrade, mas a verdade é que, no último terço, eram algo previsíveis e quase sempre usavam (e abusavam) de cruzamentos, que iam sendo facilmente geridos pelo Marítimo.

O Marítimo, por sua vez, resignava-se a defender a curta vantagem, em busca de uma tão desejada e importante vitória, e a verdade é que pouco ou nada fez na 2ª parte para dilatar a vantagem. Contudo, tal a inoperância portista no ataque - Tabuaço foi espetador na 2ª parte -, acabou por ser mais do que suficiente. O Marítimo somou a primeira vitória em casa neste campeonato e o FC Porto agravou a sua crise neste arranque de época, continuando em zona de descida.

Ler artigo completo