Maior edifício europeu impresso em 3D criado em apenas 140 horas

6 meses atrás 67

Os estúdios de arquitetura SSV e Mense Korte fizeram o desenho e a Peri 3D Construction assegurou a construção de um edifício com formas irregulares e que servirá para alojar um centro de dados em Heidelberg, na Alemanha. O grande destaque desta estrutura é que foi inteiramente construída com recurso à impressão 3D.

Um comunicado de imprensa salienta que o desafio da ausência de janelas e de grandes aberturas nos edifícios que albergam centros de dados, por questões de segurança, torna o seu aspeto ‘enfadonho e desinspirado’, algo que se acentua quando os centros são colocados no centro das cidades e perto de outros edifícios. Neste caso, os arquitetos passaram o desafio desenhando paredes em forma de onda, algo que não seria possível de construir usando métodos de construção convencionais. Por isso, foi usada a tecnologia de construção com recurso a impressão 3D, explica o New Atlas.

A máquina usada foi a COBOD BOD2, o mesmo modelo que construiu já outros edifícios. A impressora 3D consegue libertar a mistura de construção semelhante a cimento a um ritmo de quatro metros quadrados por hora, formando as paredes que medem 54x11x9 metros. O processo de impressão demorou 140 horas e depois trabalhadores humanos colocaram os toques finais no projeto, incluindo o telhado, as portas, a iluminação e toda a cablagem. Para a pintura, foi usado um robô pintor da Deutsche Amphibolin-Werke.

Esta abordagem à construção resultou em menos emissões de CO2 do que os métodos tradicionais e todo o trabalho, incluindo o humano e o robótico, aconteceu entre abril e outubro de 2023.

A COBOD tem o objetivo de disponibilizar esta impressora para automatizar até 50% do processo de construção.

Ler artigo completo