Mais de 4.000 tartarugas salvas de tráfico ilegal em aeroporto no Peru

9 meses atrás 110

Um total de 4.001 tartarugas vivas foram apreendidas por funcionários aduaneiros de um aeroporto em Lima, no Peru. Iam ser traficadas para a Indonésia.

As autoridades descobriram que os documentos de exportação do carregamento não se encontravam em ordem, com espécies de alguns animais e a idade de outros identificadas de forma incorreta, reporta a BBC.

Todas as tartarugas foram levadas com vida para um centro de reprodução autorizado em Lima, onde vão ser tratadas até que seja decidido o seu destino.

Segundo as autoridades ambientais, mais de 400 são tartarugas fluviais sul-americanas, cuja espécie foi considerada em "vias de extinção" pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Os restantes répteis são tartarugas de rio com manchas amarelas, cuja idade estimada não corresponde à indicada nos documentos.

A BBC reporta que o Serviço Nacional de Florestas e Vida Selvagem (Serfor) do Peru concedeu uma licença de exportação para este tipo de tartarugas, com idades entre um e três anos. As que foram apreendidas eram, contudo, muito mais jovens.

Os ovos e a carne das tartarugas de água doce são considerados uma iguaria em várias partes do mundo.

Todos os anos, o Serfor resgata milhares de animais de traficantes ilegais. Os mais procurados são macacos, tartarugas e papagaios.

Leia Também: Tartarugas recolhidas "em estado bastante debilitado" devolvidas ao mar

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo