Mais de 50 restaurantes em Roma investigados por usarem azeite adulterado

8 meses atrás 113

A Procuradoria-Geral de Roma, em Itália, está a investigar cerca de cinquenta restaurantes do centro da cidade. Em causa está o facto de os estabelecimentos estarem a usar um óleo de sementes adulterado como se fosse azeite virgem extra.

Segundo o jornal italiano La Repubblica, o óleo é visualmente idêntico ao azeite mas trata-se de um produto "adulterado e perigoso para a saúde". Segundo a investigação do Ministério Público italiano, coordenada pelo procurador Giovanni Conzo, a substância é feita a partir de óleos de sementes de baixa qualidade e de "origem desconhecida" e misturada com betacaroteno para disfarçar o sabor e clorofila para lhe dar um tom dourado.

O produto é depois rotulado como "azeite produzido em Itália" em vários restaurantes da cidade italiana. Mais de 50 estabelecimentos em várias zonas turísticas de Roma, como a Fonte de Trevi e o bairro de Trastevere, foram alvo de uma inspeção.

A investigação, realizada com apoio dos Carabinieri (polícia italiana), começou após uma inspeção a um produtor clandestino deste "azeite" na região de Apúlia, no sul do país. No entanto, para o Ministério Público, os restaurantes "não são ingénuos", mas "compradores conscientes" do produto.

Leia Também: Apreendidas 1.2 toneladas de carne e azeite em operação 'Festas Felizes'

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo