Mais importante é ser "dona de casa"? Atleta não se arrepende de discurso

3 meses atrás 76

Harrison Butker, um jogador norte-americano que joga na posição de 'kicker' no Kansas City Chiefs e que esteve no centro de uma polémica por afirmar que a vida das mulheres só "começa verdadeiramente" quando são mães, afirmou que não se arrepende desse discurso, proferido durante a cerimónia de formatura de uma universidade.

Citado pela estação norte-americana ABC News, o jogador, de 28 anos, afirmou que recebeu "um nível chocante de ódio" após o discurso, no qual disse ainda que, apesar de as mulheres poderem vir a ter carreiras de sucesso, "um dos títulos mais importantes de todos" é ser "dona de casa".

"Nos últimos dias, as minhas convicções ou aquilo em que as pessoas pensam que acredito têm sido objeto de inúmeras discussões em todo o mundo", afirmou Butker na sexta-feira, na gala em Nashville, no estado do Tennessee.

"No início, muitas pessoas expressaram um nível chocante de ódio. Mas com o passar dos dias, mesmo aqueles que discordavam dos meus pontos de vista partilharam o seu apoio à minha liberdade para escolher a religião", acrescentou.

"É uma decisão que tomei conscientemente e da qual não me arrependo de forma alguma", disse ainda.

Sublinhe-se que a polémica há cerca de duas semanas, quando Bukter discursou numa cerimónia de formatura no Benedictine College, uma instituição privada de artes liberais em Atchison, no Texas.

"Penso que foram vocês, as mulheres, que foram alvo das mentiras mais diabólicas que vos foram contadas. Algumas de vós podem vir a ter carreiras de sucesso no mundo, mas atrever-me-ia a adivinhar que a maioria de vós está mais entusiasmada com o vosso casamento e com os filhos que vão trazer a este mundo", disse Butker.

O jogador acrescentou que a sua mulher, Isabelle, "seria a primeira a dizer que a sua vida começou verdadeiramente quando começou a viver a sua vocação de esposa e de mãe".

"Estou hoje neste palco, capaz de ser o homem que sou, porque tenho uma mulher que se empenha na sua vocação", considerou.

"Sou muito abençoado com os muitos talentos que Deus me deu, mas nunca é demais sublinhar que todo o meu sucesso é possível porque uma rapariga que conheci na aula de banda na escola secundária se converteu à fé, se tornou minha esposa e abraçou um dos títulos mais importantes de todos. Dona de casa", acrescentou o jogador.

A National Football League (NFL) pronunciou-se sobre as declarações de Bukter, com o vice-presidente e responsável pela diversidade e inclusão, Jonathan Beane, a defender que "Harrison Butker fez um discurso a título pessoal".

"Os seus pontos de vista não são os da NFL como organização. A NFL é firme no nosso compromisso com a inclusão, o que só torna nossa liga mais forte", declarou.

Leia Também: "Dona de casa" com "vocação para ser mãe"? Jogador faz discurso polémico

Ler artigo completo