Mais um Europeu para Espanha: os recordes da vitória da La Roja

2 meses atrás 58

A Espanha venceu, este domingo, a Inglaterra e tornou-se na única seleção a conquistar quatro Campeonatos da Europa. A formação, comandada por Luis De La Fuente, venceu por 2-1 e, além de se isolar no primeiro lugar em termos de títulos da competição, alcançou também outras marcas significativas. 

De acordo com o Playmaker, do zerozero, são vários os destaques. Desde logo, com sete vitórias em sete jogos, foi apenas a segunda seleção a conquistar o troféu com uma prestação 100 por cento vitoriosa. A única equipa a consegui-lo tinha sido a França, em 1984, mas em cinco jogos, numa altura em que a prova era disputada por oito equipas. 

Também em termos de golos, esta foi uma prestação que fica registada nos livros de história. Com 15 golos marcados, a Espanha é agora a Seleção com mais golos numa só fase final da competição. O recorde anterior pertencia, também, à França de 1984. 

 Yamal e companhia

Em termos individuais, nota para a entrada de Nacho, Joselu e Carvajal numa lista muito restrita.

Ganharam o 🏆Euro e a ⭐️Champions no mesmo ano:
🇪🇸Luis Suárez (1964)
🇳🇱van Breukelen, van Aerle, Koeman, Vanenburg, Kieft (1988)
🇫🇷Karembeu, Anelka (2000)
🇪🇸Mata, Torres (2012)
🇵🇹Pepe, Ronaldo (2016)
🇮🇹Jorginho, Emerson (2021)
🇪🇸Nacho, Joselu, Carvajal (2024)#EURO2024 #ESPENG pic.twitter.com/Jmbp1P2gtD

— Playmaker (@playmaker_PT) July 14, 2024

Os três jogadores do Real Madrid, que representaram Espanha no Europeu, estão agora no lote de apenas 17 jogadores que conseguiram conquistar o Campeonato da Europa e a Liga dos Campeões no mesmo ano. 

Por fim, é impossível não falar num nome quando se fala nesta conquista espanhola. Lamine Yamal, que cumpriu 17 anos no decorrer na competição, foi a maior surpresa da competição. 

O extremo, distinguido como o melhor jogador jovem do torneio, quebrou vários recordes devido à sua tenra idade. Além de ter batido o recorde de Pelé, ao ser o mais novo de sempre a ser titular na final, Yamal foi também o mais novo a conquistar uma grande competição de seleções, com 17 anos e um dia. 

Pelo meio, com quatro assistências, igualou ainda o recorde de passes para golo numa só edição e tornou-se (uma vez mais) no mais novo a consegui-lo. 

🚨Lamine Yamal iguala o máximo de assistências (4) numa edição do Europeu, é o mais jovem a fazê-lo:
2024 🇪🇸Lamine Yamal
2021 🇨🇭Steven Zuber
2016 🏴󠁧󠁢󠁷󠁬󠁳󠁿Aaron Ramsey
2016 🇧🇪Eden Hazard
2004 🇨🇿Karel Poborsky
2000 🇷🇸Ljubinko Drulovic#Euro2024 #ESPENG pic.twitter.com/sx2Ed8CXHy

— Playmaker (@playmaker_PT) July 14, 2024
Ler artigo completo