Mais uma terça-feira no escritório...

8 meses atrás 57

Os oitavos de final da Taça de Portugal arrancaram em Alvalade, onde o Sporting, líder isolado na tabela do principal escalão e integrante da final four da Taça da Liga, se tornou também na primeira equipa a assegurar uma vaga nos quartos da Prova Rainha!

Quatro dias depois de um 5-1 sobre o Estoril Praia, resultado que na atual temporada só era superado pelo 8-0 aplicado ao Dumiense na ronda anterior desta competição, os leões voltaram a rugir no plano ofensivo. Apareceram cientes da dimensão da prova, independentemente do adversário e golearam justamente, deixando no ar uma certa tranquilidade. Foi, para este bom leão, apenas mais uma terça-feira de trabalho.

Ninguém teve melhores entradas que Pote...

Mesmo jogando na II Liga, a formação beirã defrontou o Sporting pela segunda vez em 2023/24. Primeiro em casa, onde perdeu (1-2) para a outra Taça, e agora em Lisboa, onde encontrou desafios distintos e acabou por tombar com maior estrondo. 

À hora do pontapé de saída, numa casa que um otimista descreveria como «meio-cheia», o foco incidia sobre Rafael Pontelo. O reforço leonino oriundo do Leixões fez a estreia absoluta e até nem entrou da melhor forma, cedendo ao Tondela uma grande oportunidade de golo - Rui Gomes atirou apo ferro, no nono minuto -, mas o erro foi rapidamente esquecido porque, pouquíssimo tempo depois, o marcador já mostrava 2-0.

Três golos em dois jogos a abrir 2024 @Catarina Morais / Kapta +

Foi Pedro Gonçalves o responsável por ambos os golos. Ainda não tinha marcado em jogos consecutivos esta temporada, mas aproveitou as sobras de um lance mal resolvido para o fazer, aos 11 minutos. Cinco minutos mais tarde, bisou, num lance em que Daniel Bragança, num toque só, interceta o mau passe de Léo Navacchio e serve o colega de meio-campo na perfeição.

Desnível manteve-se

Tozé Marreco ainda viu a sua equipa tentar visar a baliza de Israel em mais uma ocasião, numa primeira parte que, de resto, deixou evidente a diferença de nível entre as duas equipas. A criatividade de elementos como Bragança e Trincão foi constante, enquanto Viktor Gyökeres deu calafrios ao adversário a cada cavalgada. Estaria nos golos, naturalmente...

Sim, houve Gyökeres... @Catarina Morais / Kapta +

O sueco respondeu ao cruzamento de Nuno Santos com uma cabeçada para o 3-0, ainda no primeiro tempo, e abriu a segunda parte com um célere 4-0, no aproveitamento de um passe mal medido por Lucas Mezenga. Dois de Pote, dois de Viktor e dois erros imperdoáveis da construção do Tondela, a construir o resultado que permitiu a Amorim mexer na equipa muito cedo: Coates regressou de lesão e Afonso Moreira rendeu o ponta de lança goleador.

Com o jogo virtualmente resolvido, o ritmo do mesmo foi caindo. As oportunidades de golo ficaram mais escassas, embora tenham, mesmo assim, surgido dos dois lados. A formação beirã teve a consolação anulada Abdoulaye, enquanto a curva sul de Alvalade viu, de muito perto, Trincão e Paulinho desperdiçarem ocasiões flagrantes para o quinto golo.

Todo o desperdício foi perdoado pelos 15 mil adeptos que se deslocaram ao estádio num frio fim de tarde, já que as bolas que de facto entraram foram suficientes para justificar a festa. O Sporting somou a sexta vitória consecutiva e está nos quartos de final da Taça!

Ler artigo completo