Mamede aponta referências como jogador: «O meu pai, o Modric e o Bernardo Silva»

6 meses atrás 62

Mamede já deixou para trás a grave lesão no joelho esquerdo, e agora só espera continuar a evoluir após já ter concretizado o sonho de jogar na Liga Europa, diante do Raków (2-1), um jogo disputado a 9 de novembro de 2023. Numa entrevista concedida ao 'Podcast 360' da Federação Portuguesa de Futebol, o jovem recordou vários momentos da sua carreira, e até apontou as suas referências no futebol.

"O meu pai, o Modric e o Bernardo Silva pois são jogadores com quem me identifico pela maneira de jogar", revelou o médio que se também apontou os seus pontos fortes: "Sou um jogador rápido que tem uma relação com a bola e que consegue servir bem os companheiros de equipa".

Quase a completar 22 anos (18 de março), o futebolista leonino já teve a carreira em risco devido a uma lesão ligamentar que o deixou um ano de fora, um tema que ainda aborda com alguma sensibilidade. "O início custou-me bastante pois estava muito assustado por ser operado pela primeira vez. Recordo que estava nervoso e assustado e, nessa fase, o meu pai foi o principal apoio pois também passou por situações parecidas", assinala o atacante que não esconde a satisfação pela época que está a realizar: "Tem sido muito positiva pois tenho vários jogos e isso é importante tendo em conta o que passei. Houve também a estreia na equipa principal que foi incrível. Não estava à espera e foi uma sensação única que tentei aproveitar e desfrutar ao máximo. Se me dissessem que me ia estrear na Liga Europa....".

Na época do jovem nem tudo são rosas e, apesar de considerar que está a realizar uma "época positiva", a equipa B ficou fora da fase de promoção à 2ª Liga, uma realidade que fez mossa em Alcochete. "Estamos a jogar bem e não subimos por um bocadinho pois só nos faltou uma vitória. De qualquer forma estamos a jogar bem e agora temos de continuar. É preciso mudar chip", reconheceu.

Da amizade com Miguel Menino às férias com Chico Lamba

Mamede fez toda a formação no Sporting e, como é natural, foi criando laços de amizade profundos mas desafiado a apontar o seu melhor amigo não hesitou a indicar o nome. "É o Miguel Menino mas também outros companheiros de equipa com quem cresci como o Nuno Mendes, o Tiago Tomás e o Eduardo Quaresma", informou o atacante que ainda de revelou um jovem "tranquilo" que gosta de ver séries e filmes e, neste momento, está a ver a trilogia do Senhor dos Aneis.

No balneário, as personalidades diferem e o camisola 88 não deixou de apontar o seu parceiro ideal para umas férias de mochila às costas na América do Sul. "Penso que o Chico Lamba tinha o perfil indicado para essa viagem", confessa o extremo que ainda admitiu que David Monteiro é o "mais vaidoso", Pedro Bondo o eleito para fazer "stand up" podendo ainda partilhar a tarefa de ser o DJ de serviço com Miguel Menino. Para terminar, Mamede ainda foi desafiado a descrever o jogador perfeito com as qualidades dos seus companheiros de equipa. "Teria de ter o meu pé esquerdo, a força do Chico Lamba, a inteligência do Mendonça e a velocidade do Rafael Nel...Achar o pé direito é mais complicado", concluiu.

Ler artigo completo