Manifestação contra reforma das universidades gera tumultos em Atenas

7 meses atrás 83

A polícia grega envolveu-se em tumultos com alguns manifestantes em Atenas, que protestavam contra uma proposta de reforma do ensino universitário no país, na quinta-feira. A proposta prevê, de uma forma resumida, que universidades estrangeiras privadas funcionem na Grécia, diz a agência Reuters.

"Não à privatização da educação pública", lia-se nalgumas tarjas levadas pelos manifestantes, que marcharam pelas ruas da capital grega na quinta-feira.

Alguns meios de comunicação locais avançaram relatos de caixotes do lixo queimados e o uso de gás lacrimogéneo por parte das autoridades.

Segundo a Reuters, o governo do primeiro-ministro conservador Kyriakos Mitsotakis criou um projeto de lei que pretende reformar o sistema de ensino no país, com ênfase na abertura de portas a estabelecimentos que deverão funcionar como como filiais de universidades estrangeiras.

A proposta será votada pelo parlamento grego este mês e tem gerado polémica. Os seus críticos alegam que poderá levar a uma desvalorização dos graus de ensino das universidades públicas gregas e a uma redução do financiamento público à educação superior.

Pode ver, na galeria que acompanha esta notícia, algumas imagens dos confrontos entre a polícia e manifestantes em Atenas, na Grécia.

Leia Também: ONG denunciam "declínio assinalável" na liberdade de imprensa na Grécia

Ler artigo completo