Manifestantes interpelam Ana Catarina Mendes à entrada de festa do PS

11 meses atrás 155

Manifestantes interpelam Ana Catarina Mendes à entrada de festa do PS

Bruno Gonçalves Jornal i 23/04/2023 18:33

Ministra foi interpelada por alguns dos milhares de manifestantes que hoje protestam no Porto

Milhares de pessoas estão este domingo a manifestar-se no Porto, onde está a acontecer a festa do 50º do Partido Socialista (PS).

Na porta lateral do Palácio de Cristal, onde estavam alguns manifestantes do movimento "Juntos por Portugal", a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, foi interpelada, com exigências e perguntas de quem protestava. 

Uma das questões dos que confrontaram a ministra foi "Porque é que nós podemos entrar [no Palácio de Cristal] se estamos em democracia?". 

Ana Catarina Mendes, de resposta na ponta da língua, não deixou a pergunta pairar muito tempo: "Tem direito a manifestar-se graças à democracia", disse.

Apesar de não ter respondido a mais perguntas de manifestantes ou jornalistas, a ministra disse apenas que "as pessoas podem e têm o direito de se manifestar".

Já depois de Ana Catarina Mendes ter entrado, à agência Lusa, a professora Aurora Leal afirmou que "os professores não estão a ser ouvidos apesar de estarem todos os dias na rua".

"Estamos num país democrático. Estamos a adormecer em democracia e vamos acordar em ditadura", considerou. 

Entre os manifestantes estão trabalhadores desde o setor da educação, até ao alojamento local e à justiça. 

Já no interior do Pavilhão Rosa Mota são esperadas intervenções de dirigentes socialistas, entre os quais o secretário-geral e primeiro-ministro de Portugal, António Costa.

Os comentários estão desactivados.

Ler artigo completo