Marcelo apela a "orçamento equilibrado" e a compromissos entre PSD e PS

3 meses atrás 104

17 jun, 2024 - 19:51 • José Pedro Frazão

Num encontro na Fundação Luso-Americana, o Presidente da República previu que a radicalização do debate político vai obrigar os dois maiores partidos a entendimentos que "são bons para o país".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, insiste na necessidade de estabilidade financeira em Portugal com um Orçamento do Estado que seja equilibrado.

Numa intervenção perante representantes eleitos norte-americanos de origem portuguesa, reunidos em Lisboa, o Presidente da República deixou clara a sua preferência.

"Um orçamento equilibrado é muito, muito importante. A estabilidade financeira, que tivemos ao longo destes últimos anos após a pandemia e mantemos agora, é um ponto-chave para o nosso futuro", salientou.

Neste encontro na Fundação Luso-Americana, num discurso lido em inglês, o Presidente da República foi mais longe e previu que a radicalização do debate político vai obrigar PS e PSD a entendimentos que são bons para o país.

"Qualquer tipo de radicalização que tenha efeitos importantes no debate e na agenda públicos forçará os dois principais partidos e outras forças políticas sociais a encontrar compromissos. E se olharmos para as eleições europeias, quase 65% votaram a favor nesta área ampla, o que nos dá a legitimidade para manter esses compromissos como uma boa estratégia para o país", defende Marcelo Rebelo de Sousa.

[em atualização]

Destaques V+

Ler artigo completo