Marcelo volta a pressionar Governo e PS para aprovação do OE2025

2 horas atrás 23

“Se não se entenderem a bola fica nas mãos da terceira força política”, alertou este domingo o Presidente da República.

O Presidente da República disse este domingo que o Governo deve fazer cedências no programa caso essa seja a alternativa para aprovar o Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) e voltou a pressionar o Executivo de Luís Montenegro e o principal partido da oposição para um entendimento.

“Se não se entenderem a bola fica nas mãos da terceira força política”, alertou Marcelo Rebelo de Sousa, aos jornalistas, à margem da inauguração de um museu em Cantanhede.

O chefe de Estado explicou que o Governo “já está pendurado por um fio fraco e sem orçamento fica pendurado por linhas”. “Estou a fazer pressão? Estou”, confirmou Marcelo Rebelo de Sousa em relação à magistratura de influência que tem exercido para a ‘luz verde’ do OE2025.

“Quer dizer, as pessoas são livres… Ou se considera, neste contexto internacional, que há um interesse nacional que explica que o orçamento passe ou se acha o contrário. Abdicando de convicções, claro”, reiterou, em declarações divulgadas em direto pela “SIC Notícias”.

“O Presidente da República, quando é eleito, um dos poderes que tem é o do magistério da influência. É um tema muito importante para o país, exercer a sua pressão, para que as coisas corram de uma maneira e não de outra. Todos os meus antecessores fizeram isso”, referiu ainda o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que este ano dá mais importância ao orçamento do que noutro qualquer momento da sua vida devido a razões internacionais, como as guerras na Ucrânia e Médio Oriente, a viragem de ciclo na União Europeia ou o contexto da economia europeia e alemã.

Ler artigo completo