Marinha e Técnico lançam drone a 30 quilómetros de altitude

2 horas atrás 23

A Marinha e o Instituto Superior Técnico lançaram duas aeronaves não tripuladas a partir de balões a 15 e 30 quilómetros de altitude, no âmbito do exercício REPMUS, que decorre em Troia. Os 30 quilómetros constituem um novo recorde em Portugal.

De acordo com a Armada, este projeto "promete revolucionar áreas como a vigilância de incêndios e comunicações de emergência, demonstrando o poder da inovação tecnológica no mar e em terra".

A operação teve o "apoio e colaboração" da Célula de Inovação e Experimentação Operacional de Sistemas Não Tripulados da Marinha Portuguesa (CEOV). "Culminaram ambos com retumbante sucesso, com a aterragem de ambos os sistemas" no navio patrulha oceânico Setúbal.

O projeto Eye in the Sky, coordenado pelos investigadores Alexandra Moutinho e Carlos Henriques, e desenvolvido no âmbito do Instituto de Engenharia Mecânica através de financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, "permite fornecer uma cobertura alargada ao nível das comunicações e de imagens aéreas". "Este projeto poderá assim ter aplicação na deteção e vigilância de incêndios, colocação de sensores em áreas remotas, oceânicas ou terrestres, e ainda como satélite temporário para observação da Terra ou repetição de comunicações de emergência. Destaca-se ainda, que a rapidez e facilidade de lançamento e as reduzidas assinaturas térmica e acústica tem atraído o interesse de potenciais utilizadores nos domínios civil e militar", revela a Marinha.

Ler artigo completo