A 6.ª Força Nacional Destacada de Operações Especiais da Marinha Portuguesa (6FND SOMTU ROU), que integra o Contingente Nacional na Roménia, levou a cabo um treino em conjunto com os militares do 164.º Esquadrão ‘Forte Navale pentru Operatii Speciale’ (FNOS) da força de Operações Especiais marítima Romena.
O treino, que se focou na área do Visit Board Search and Seizure (VBSS), visou "a partilha e uniformização das táticas, técnicas e procedimentos (TTPs) que as duas forças utilizam neste tipo de operações", segundo detalhou o organismo português, em comunicado.
"A interdição de embarcações suspeitas ou adversárias, conhecida como operação de visita, abordagem, busca e apreensão, ou VBSS (na sigla em inglês), é uma das missões mais difíceis e perigosas realizadas por militares altamente qualificados e treinados", complementou a nota.
É que, de acordo com a Marinha, estas operações "incluem a aproximação da embarcação suspeita em lanchas rápidas e o uso de escadas e ferramentas de escalada para subir a bordo", razão pela qual podem ser complicadas, "devido à ondulação e possíveis membros hostis da tripulação".
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Associação ambientalista pede criação de Ministério do Mar