Entre outras conclusões, o relatório destaca que os prémios dos seguros de danos materiais aumentaram, em média, 6%, o que traduz um ligeiro decréscimo face aos 7% registados no trimestre anterior; e que os prémios de responsabilidades aumentaram 3%, mantendo-se a taxa de aumento dos quatro trimestres anteriores.
Os preços dos seguros aumentaram, globalmente, 2% no quarto trimestre de 2023 (um decréscimo face aos 3% registados no terceiro trimestre), de acordo com o Global Insurance Market Index divulgado hoje pela Marsh, empresa do Grupo Marsh McLennan.
A líder mundial em consultoria de riscos e corretagem de seguros diz que o quarto trimestre marca o 25.º trimestre consecutivo de aumento de preços.
Entre outras conclusões, o relatório destaca que os prémios dos seguros de danos materiais aumentaram, em média, 6%, o que traduz um ligeiro decréscimo face aos 7% registados no trimestre anterior; e que os prémios de responsabilidades aumentaram 3%, mantendo-se a taxa de aumento dos quatro trimestres anteriores.
Pelo sexto trimestre consecutivo, os preços globais nas linhas financeiras e profissionais diminuíram.
Impulsionados pelas reduções das taxas e aumento da competitividade – particularmente nos Estados Unidos, Reino Unido e Pacífico –, os preços diminuíram, em média, 6% no quarto trimestre, mantendo-se a taxa verificada no trimestre anterior, segundo o estudo.
Globalmente, as taxas dos seguros de cyber diminuíram 3%, por comparação com o decréscimo de 2% registado no trimestre anterior, sendo este o segundo trimestre a registar uma diminuição média desde 2018. acrescenta a análise.
A Marsh conclui ainda que na generalidade das regiões, as seguradoras continuam preocupadas com o impacto da inflação nos valores dos ativos e nos custos dos sinistros durante as renovações.
A subida de preços manteve-se relativamente consistente na maioria das regiões.
“Tal como no segundo e terceiro trimestres, esta situação deveu-se, sobretudo, ao contínuo decréscimo das taxas nas linhas financeiras e profissionais e a uma ligeira descida dos preços no mercado de cyber. A moderação dos aumentos das taxas para os riscos de danos materiais também contribuiu para os resultados deste trimestre, com o aumento da concorrência a compensar o impacto da forte procura e das perdas contínuas”, lê-se no comunicado.
Em média, as taxas mantiveram-se estáveis no Reino Unido, Canadá, Ásia e Pacífico, tendo aumentado 3% nos Estados Unidos, 4% na Europa, 4% na Índia, Médio Oriente e África e 8% na América Latina e Caraíbas.
Em comentário ao relatório, António Morna, Diretor de Placement da Marsh Portugal, afirma que “perante a elevada incerteza económica a nível mundial, os clientes vão encarar com agrado a maior estabilidade das taxas de seguro – nomeadamente no caso dos riscos de danos materiais – e o aumento da concorrência das seguradoras em relação aos riscos bem geridos”.
“Estando previsto um ano de desafios geopolíticos e económicos significativos, estamos a trabalhar em estreita colaboração com os clientes para desenvolver soluções que lhes permitam tornar-se mais resistentes a eventos globais e tirar partido da melhoria das condições de mercado”, conclui a líder mundial em corretagem de seguros e consultoria de risco.