Masdar compra empresa de renováveis Saeta Yield por 1,2 mil milhões

2 horas atrás 18

Masdar vai adquirir 745 megawatts de ativos maioritariamente eólicos e 1,6 gigawatts de projetos em desenvolvimento em Espanha e Portugal, marcando um dos maiores negócios deste tipo na região ibérica.

O fundo de infraestruturas do Canadá Brookfield Asset Management pôs à venda a carteira de ativos renováveis da espanhola Saeta Yield (alguns deles em Portugal) e o vencedor foi a empresa de energias renováveis Masdar, dos Emirados Árabes Unidos.

A Masdar anunciou esta terça-feira que chegou a acordo para comprar a empresa de energia verde, num negócio que avalia a empresa em 1,4 mil milhões de dólares (1,25 milhões de dólares).

O fecho da transação está sujeito às aprovações habituais e deverá ocorrer por volta do final de 2024, diz o comunicado oficial da empresa com sede em Abu Dhabi.

Ao abrigo do acordo, a Masdar vai adquirir 745 megawatts (MW) de ativos maioritariamente eólicos e 1,6 gigawatts de projetos em desenvolvimento em Espanha e Portugal, marcando um dos maiores negócios deste tipo na região ibérica.

O Jornal Económico já tinha noticiado que a Brookfield iniciou em janeiro o processo de venda da Saeta Yield e que a assessorar o negócio estavam o Société Générale e o Banco Santander.

A operação total estava avaliada em 1,5 mil milhões de euros – valor que inclui também a dívida (enterprise value). A Brookfield pagou em 2018 pela Saeta Yield cerca de 1,2 mil milhões.

Ler artigo completo