Mazda aposta na combustão. Wankel e «super-Diesel» são novidade em 2023

5 dias atrás 25

Não há volta a dar. Em 2023 a maior novidade da Mazda é o regresso do motor Wankel com o MX-30. Mas há mais a destacar na marca japonesa.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

A Mazda segue um caminho peculiar. Enquanto todas as marcas parecem 100% focadas num futuro totalmente elétrico, a marca japonesa parece escolher uma trajetória alternativa.

Sem menosprezar a eletrificação — há modelos 100% elétricos a caminho — a maior novidade da Mazda para 2023 é o MX-30 e-Skyactiv R-EV, a versão híbrida plug-in do seu primeiro 100% elétrico.

A não perder: CEO da Mazda na Europa promete: o MX-5 nunca vai «morrer»

O mais curioso não é o facto de o MX-30 ter recebido um motor de combustão — no Japão já havia uma versão mild-hybrid — mas sim o facto de o motor usado ser um Wankel.

Revelado no Salão de Bruxelas, o MX-30 híbrido plug-in promete até 85 km de autonomia em modo elétrico (mais de 100 km em cidade) e mais de 600 km com o contributo do gerador a combustão.

Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV Edition R, frente 3/4

Além de trazer de volta o motor Wankel, o Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV vai passar ainda a ser mais potente da gama, com a potência máxima combinada a fixar-se nos 125 kW (170 cv) e 260 Nm de binário.

Leiam também: Os segredos do novo motor Wankel 8C da Mazda

Ainda não são conhecidos os preços para Portugal nem a data de início das entregas, mas a estreia comercial deve acontecer nos próximos meses.

«Super-Diesel» a caminho e novo SUV também

Inicialmente disponível em Portugal apenas com uma versão híbrida plug-in (com motor a gasolina), que o Miguel Dias já testou, a Mazda acaba de iniciar as vendas no nosso país daquela que foi a motorização que mais deu que falar quando o Mazda CX-60 foi lançado.

Emblema "Inline 6"© Mazda O emblema na lateral do CX-60 não deixa dúvidas acerca da motorização que encontramos por baixo do capô

Falamos, claro está, do «super-Diesel» com 3.3 litros e seis cilindros em linha que o novo SUV da Mazda teve a «honra» de estrear.

Segundo a Mazda, o bloco e-Skyactiv D é “um dos motores Diesel mais limpos do mundo” e surge disponível numa versão de entrada com 200 cv (tração traseira) e numa versão de topo, com 254 cv (tração integral).

As encomendas já abriram no mercado nacional e os preços arrancam nos 66 058 euros para a versão de 200 cv de potência e nos 71 384 euros para a variante mais potente, com 254 cv.

Novo topo de gama a caminho

Até agora o topo de gama da marca de Hiroshima na Europa, o Mazda CX-60 prepara-se para ser «substituído» nessas funções pelo CX-80, outra novidade da Mazda para 2023.

As informações ainda são escassas, mas sabe-se que o CX-80 terá três filas de bancos (ou seja, lugar para sete ocupantes) e o mais provável é que venha a partilhar a recorrer à mesma gama de motorizações do CX-60.

Contudo, as dúvidas em torno do CX-80, que passará a ser o maior SUV da Mazda na Europa, só serão desfeitas lá mais para o final do ano, altura em que a marca de Hiroshima vai apresentar ao mundo este modelo. A chegada ao mercado deve acontecer no primeiro trimestre de 2024.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Sabe esta reposta?
Em que ano foi revelada a primeira geração do Mazda RX-7?
Ler artigo completo