Mbappé é finalmente do Real Madrid

4 meses atrás 94

Por fim, o casamento! Kylian Mbappé foi, esta segunda-feira, anunciado como reforço do Real Madrid, tendo assinado um contrato válido até 2029.

A transferência mais mediática deste verão será consumada a custo zero. A imprensa internacional fala num prémio de assinatura na ordem dos 150 milhões de euros, a serem pagos ao jogador ao longo das próximas temporadas.

O atacante de 25 anos estava no último mês de contrato com o Paris SG, onde termina uma aventura de sete temporadas. Além desta oficialização do acordo, antecipada devido à participação do jogador no Euro, espera-se ainda uma apresentação aos adeptos merengues no Santiago Bernabéu.

O fim de uma extensa novela

Na história do futebol, poucas novelas de mercado tiveram a duração e impacto desta que ligou Mbappé ao Real Madrid. É possível que nenhuma outra tenha estado à altura!

Contrato de cinco anos em Madrid @Getty / Chris Brunskill/Fantasista

Em 2019 falou-se pela primeira vez num acordo milionário e em 2020 já parecia uma questão de tempo. Em 2022 esperava-se a transferência a custo zero, mas o atacante, seduzido por milhões e persuadido até pelo presidente francês Emmanuel Macron, renovou com os parisienses. Há um ano houve nova investida, mas só agora, no fim do contrato, será consumada a transferência.

A grande transferência do verão chega ainda antes do mercado arrancar oficialmente, com o poderoso Real Madrid, recém-coroado campeão europeu pela 15ª vez (6ª vez na última década), a assegurar a contratação de um dos melhores jogadores do planeta. Mbappé, candidato à Bola de Ouro, junta-se a um plantel que já ostenta nomes como Vinícius Jr, Bellingham, Modric ou Courtois.

Na temporada de estreia na capital espanhola, o craque francês disputará sete troféus: La Liga, Copa del Rey, Supercopa, Liga dos Campeões, Supertaça Europeia, Taça Intercontinental e o novo Mundial de Clubes.

Que legado deixa em França?

Esta será a primeira experiência de Kylian Mbappé fora do futebol francês, onde é figura desde que em 2015/16 se estreou no Monaco pela mão de Leonardo Jardim. Pelos monegascos foi campeão nacional e atingiu as meias da Liga dos Campeões, motivando uma investida de 180 milhões de euros por parte do PSG.

Em Paris será lembrado como um dos maiores da história do clube (certamente o melhor francês), tendo conquistado, em sete anos, seis troféus da Ligue 1, quatro Taças, duas Taças da Liga e três Supertaças. Apesar da tenra idade, é o maior goleador da história do clube (256 golos) e está no top-10 dos jogadores com mais partidas oficiais (308).

Fez 44 golos e 10 assistências em 48 jogos na época de despedida. 27 dos tentos foram na Ligue 1, onde conquistou a Bota de Ouro pela sexta ocasião consecutiva. Já é recordista nessa distinção.

Também pela seleção de França é destaque absoluto, levando 46 golos e 26 assistências em 77 internacionalizações. Conquistou o Mundial em 2018, além de ter brilhado na final de 2022, e ainda uma Liga das Nações (2021). Falta o Euro, sendo que este verão traz nova oportunidade...

Comunicado oficial: Mbappé.#RealMadrid

— Real Madrid C.F. (@realmadrid) June 3, 2024

Ler artigo completo