Medicina dentária 2.0: como pode a tecnologia revolucionar a ida ao dentista?

7 meses atrás 83

A sensibilidade dentária é um problema que afeta um grande número de pessoas na idade adulta e que se traduz numa dor geralmente aguda, mas de curta duração, nos dentes. Este é um desconforto que tende a surgir quando a dentina – ou seja, a camada interior do dente – fica exposta e muito sensível, podendo a ida ao dentista ser, por isso, um verdadeiro pesadelo. Muitos pacientes deixam até de visitar o médico dentista ou higienista oral, por temerem que a consulta de higiene seja muito dolorosa, o que prejudica seriamente a saúde oral e agrava ainda mais o problema.

Assim, para todos os que sofrem com aquilo que deveria ser uma simples consulta de rotina, a tecnologia Airflow surge como uma solução para quem tem dentes mais sensíveis. Esta inovação surge, não só para permitir aos pacientes ter um maior conforto através da técnica utilizada, como para alcançar áreas da dentição de difícil acesso, sendo mais eficaz na eliminação de manchas e pigmentos dos dentes.

A tecnologia Airflow pertence ao método inovador – o Guided Biofilm Therapy (GBT) – que proporciona uma experiência minimamente invasiva e indolor, garantindo a remoção da placa bacteriana, do tártaro e de manchas na dentição. Após um exame e diagnóstico da cavidade oral, que inclui uma avaliação dos dentes, gengivas, ossos e tecidos, é aplicado um corante orgânico nos dentes que expõe o biofilme – isto é, as bactérias que se instalam na cavidade oral – e que permite ao médico dentista/higienista verificar quais as áreas que precisam de maior atenção por parte do paciente na sua higiene oral diária. De seguida, recorrendo à tecnologia Airflow, o biofilme e as manchas nos dentes são removidos através de um jato de ar delicado e com água aquecida. Uma vez que todo o procedimento é realizado com água que, não só está mais quente como tem um sabor mais agradável, o paciente não sente qualquer dor ou desconforto. No fim deste processo, o tártaro remanescente é ainda removido de forma suave e indolor, também utilizando água aquecida, algo que proporciona um maior conforto.

Além de mais agradável para o paciente, o método GBT permite detetar mais facilmente as áreas onde a higiene diária não está a ser realizada da forma mais correta, permitindo ao médico dentista ou higienista instruir o paciente por forma a colmatar essas dificuldades. Uma vez que o biofilme nem sempre é visível a olho nu, removê-lo através do Airflow ajuda a prevenir cáries e doenças na gengiva, podendo ser utilizado tanto em crianças como em adultos.

Aliar a tecnologia à medicina dentária constitui-se como uma estratégia essencial para ajudar pacientes que sofram de problemas como a sensibilidade dentária. Neste sentido, o desenvolvimento de novos métodos e tratamentos e, em particular, da tecnologia Airflow, são cruciais para cuidar da saúde oral de maneira mais eficaz e menos dolorosa. Para que uma ida ao dentista não seja um pesadelo, abracemos a inovação.

Ler artigo completo