Meia época preso nas 'boxes'. Bah bate 'recorde pessoal' de lesões

6 meses atrás 56

A seleção da Dinamarca anunciou, esta terça-feira, que Alexander Bah, jogador do Benfica, recebeu ordem de dispensa devido a uma "pequena lesão". Uma notícia que não é inédita nesta temporada. O lateral dinamarquês contratado no verão de 2022 pelo clube da Luz passou praticamente metade da época 'encostado às boxes'. 

Alexander Bah conta com 21 jogos falhados por lesão durante esta temporada, quase tanto como os jogos em que efetivamente disputou - 24, nas várias competições. Bah leva 1.737 minutos nesta temporada. 

Bah esteve 118 dias no 'estaleiro', em 2023/24. Apenas uma lesão sofrida no pé originou a perda de 18 jogos, numa fase inicial da temporada. Porém, Bah não tinha esta tendência antes de chegar ao Benfica. 

Problemas físicos vão-se tornando cada vez mais frequentes

Se olharmos ao registo de lesões do dinamarquês, com ajuda do portal Transfermarkt, verificamos que o máximo que Bah já tinha perdido com lesões foi 6 jogos, 94 dias, em 2019, quando ainda jogava pelo modesto SönderjyskE, que milita atualmente na segunda divisão do seu país-natal.

Durante a sua estadia no Slavia de Praga, Bah teve pequenas lesões - um traumatismo craniano, uma lesão no ombro, entre outros problemas passageiros - que o retiraram da competição num total de 16 jogos, num espaço de um ano. Na primeira temporada ao serviço do Benfica, perdeu apenas seis jogos por lesão. 

À medida que o tempo passa, os problemas parecem adensar-se para o jogador de 26 anos, pois o cenário nesta época tem sido bastante diferente. Se na temporada passada Roger Schmidt não teve grandes preocupações em entregar a lateral direita ao dinamarquês, nesta temporada tem recorrido a opções de recurso para suprir a falta de Bah. Fredrik Aursnes, Tomás Araújo ou João Victor são exemplos de jogadores que já tiveram de adaptar-se para jogar na ala direita da defesa.

No último jogo disputado pelo Benfica, contra o Casa Pia, Bah tinha disputado 89 minutos, aparentemente sem problemas de maior. As lesões têm afetado o rendimento e a consistência do ala dinamarquês, que tem estado alguns 'furos' abaixo da época passada.

Conta apenas com um golo e uma assistência pelo Benfica, enquanto na temporada passada fez seis passes para golo, em 42 jogos. Tem uma média de 0,6 passes-chave, metade do registo de 1,2 da época passada. Tem menos dribles ganhos, menos duelos ganhos, e perde mais vezes a posse da bola, segundo dados do SofaScore. Uma época para esquecer, até agora, para Alexander Bah.

Leia Também: Atenção, Benfica: Bah dispensado da seleção da Dinamarca devido a lesão

Ler artigo completo