Melanie Santos: «Houve muita confusão na natação, muita porrada nas boias»

2 meses atrás 93

Em contraste com a prova para recordar por parte de Maria Tomé, Melanie Santos saiu com poucas razões para sorrir, já que se quedou pelo 45.º posto, bem longe da frente e dos seus objetivos individuais. À imprensa portuguesa, a triatleta de 29 anos assumiu um dia menos bom, mas lembrou que há mais uma oportunidade pela frente na estafeta.

"Foi um dia bastante duro. É óbvio que não foi a prova que eu queria, mas lutei até ao final. No dia 5 temos outra oportunidade com a estafeta. Tentei resguardar-me para agora preparar mentalmente para a estafeta e temos uma equipa bastante forte, por isso agora vai ficar nisso e seguir em frente. Foi um dia mau, não nos define. E agora vamos para a próxima", começou por dizer a experiente triatleta português, antes de explicar o que efetivamente sucedeu.

"Houve muita confusão na natação, houve muita porrada nas boias, acabei por levar um penálti porque não consegui passar numa das boias. Vinha muita corrente e estava mal posicionada. Não foi o começo ideal. Lutei na bicicleta, desgastei-me um bocado, fiz os primeiros cinco quilómetros de corrida forte e depois foi tentar resguardar-me e pensar já na próxima", explicou.

Tudo isto numa prova que foi disputada após toda a incerteza prévia. "Sem dúvida que não nos ajuda, mas nós somos atletas de alta competição. Estamos preparados para esses jogos mentais. De facto, não foi o meu dia. Tive muita pena, trabalhei para mais, mas, como eu disse, há outra oportunidade e é focar nisso para levar o melhor resultado para Portugal."

E aí, ainda que não fale em pódio, assume que a equipa está preparada. "Não vamos falar em medalha para a nossa estreia. É muito difícil. Como vimos hoje, tem equipas muito fortes, mas acho que somos uma equipa forte e estamos bastante bem preparados. Acho que, se tivermos todos a cabeça no sítio e também um bocado de sorte - hoje não foi um dia com as melhores condições -, temos uma equipa muito, muito especial para lutar por um bom lugar."

Até lá, Melanie Santos assume que terá de recuperar-se também mentalmente. "Não vou mentir, é uma grande decepção. Não foi para o que eu trabalhei, mas dias maus acontecem e eu acho que agora o importante é focar na estafeta. Tive um mau dia, mas ao mesmo tempo tenho garra de fazer melhor e vingar por assim dizer, e não desiludir a equipa. E acho que é nisso que me vou focar e tentar a desforra. Se for preciso, chorar um bocado para limpar o ego e as mágoas. Mas, como disse, é um dia mau. Bola para a frente e focar nos pontos positivos. Apesar da prova ter corrido mal, há pontos positivos. Sei que estou em muito melhor forma do que mostrei, por isso quero mostrar isso no dia cinco e acho que vou dar tudo por tudo para conseguir essa desforra."

Ler artigo completo