Menina de quatro anos salva mãe com manobra de reanimação

8 meses atrás 87

Uma menina britânica que salvou a mãe ao ligar para o número de emergência médica e realizar a manobra de reanimação cardiopulmunar, foi distinguida esta semana com um prémio pela sua coragem por parte do Serviço de Ambulâncias de East Midlands.

O caso remonta a 23 de maio de 2022, dia em que Daisy Hamer, natural de Walesby, Nottinghamshire, na altura com apenas quatro anos, ligou para o número de emergência porque a mãe, Aimee, não respirava.

A mulher, de 40 anos, tem um problema cardíaco de longa data. No dia em questão, deitou-se e deu o telefone à filha mais velha para que ela pudesse assistir vídeos no Youtube.

Pouco depois, a menina apercebeu-se que algo se passava e ligou para o número de emergência.

Conta a Sky News que Daisy foi capaz de responder a todas as perguntas feitas pelos serviços de emergência e seguiu todas as instruções dos médicos, garantindo que esta recebia toda a ajuda necessária até à ambulância chegar, incluindo manobras de reanimação cardiopulmunares, quando confirmou que Aimee tinha parado de respirar.

A menina inclinou a cabeça da mãe para trás para verificar as vias respiratórias e, com a ajuda da irmã Molly, de dois anos, fez a manobra de reanimação até Aimee voltar a respirar.

De acordo com os técnicos que a atenderam na altura, Daisy até deu o seu endereço usando o alfabeto fonético.

Já recuperada do susto, a mãe revelou que tinha ensinado Daisy e os seus três irmãos a ligar para o número de emergência médica devido à sua doença e que criou uma "rima com o endereço, através do alfabeto fonético” para “torná-lo divertido e memorável".

"Sempre soube que havia a possibilidade de um dia eu desmaiar ou ficar inconsciente quando o meu marido não tivesse lá, por isso, ensinei-os a ligar para o 999 [número de emergência] e não ter medo de fazer tudo o que os médicos indicavam", disse. E foi isso que a salvou.

À Sky News, Aimee contou ainda que Daisy quer ser paramédica ou cirurgiã quando crescer.

Leia Também: Criança 'detida' durante aula sobre Rosa Parks. Creche acusada de racismo

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo