Menos impostos, mais emprego e contas equilibradas: as promessas de Miranda Sarmento aos investidores

2 dias atrás 25

Na conferência Portugal Capital Markets, o Ministro das Finanças assume que o Governo tem várias reformas para os próximos anos que vão permitir dar impulso à baixa produtividade da economia do país.

Aumentar o investimento público e privado, aumentar o emprego, manter as contas públicas equilibradas e menos impostos para as famílias portuguesas e empresas. Este é o principal desígnio do Governo para esta legislatura e cuja mensagem foi transmitida pelo ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, durante a sua intervenção na conferência Portugal Capital Markets esta sexta-feira.

O ministro das Finanças destacou que o Governo tem várias reformas para os próximos anos que vão permitir dar impulso à baixa produtividade da economia do país.

“Esperamos que a economia nacional possa crescer acima dos 3% no médio prazo”, afirmou, acrescentando que tal cenário seria importante para “atrair novos investidores e criar mais emprego”.

Miranda Sarmento considera ser também fundamental reformar o sistema fiscal, classificando-o de “instável e complexo”, bem como a necessidade de dar uma maior rapidez aos prazos na Justiça e incentivar o investimento em ações e obrigações portuguesas.

Sobre as finanças públicas, Miranda Sarmento deu conta de que a dívida pública se encontra abaixo dos 100% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que o Governo prevê até ao final da década estar próximo dos 70%”.

Ler artigo completo