Mercado do Bolhão recebeu mais de 7 milhões de visitas desde reabertura

7 meses atrás 56

Em comunicado, a empresa municipal GO Porto - responsável pela gestão do mercado - esclarece que o terceiro trimestre de 2023 foi "o período com a maior afluência", contabilizando 1,7 milhões de visitantes.

Comparando o quarto trimestre de 2022 com o de 2023, a afluência ao mercado cresceu 9% e o mês de dezembro registou um crescimento de 19% de visitante em relação ao mesmo período homólogo.

No ano passado, a taxa de ocupação das bancas "atingiu os 100%", tendo, no entanto, dois comerciantes pedido a anulação das licenças por questões pessoais.

O mercado arrancou o ano com uma ocupação de 97%, estando apenas disponíveis duas bancas e duas lojas, sendo que estão a ser desenvolvidos projetos para diminuir a dimensão das lojas e aumentar o número de espaços.

Neste momento, 77 bancas, sete restaurantes e 28 lojas exteriores estão em pleno funcionamento.

Para garantir que o mercado permanece "na vanguarda como um espaço moderno", está prevista a realização de estudos de mercado e de públicos para "melhorar a experiência do cliente, do comerciante e dos serviços prestados".

"A melhoria das condições do mercado continua a ser uma aposta", assegura a GO Porto, adiantando que este ano está prevista uma aproximação das bancas dos congelados às do terrado.

A empresa municipal tenciona também implementar nova sinalética para os restaurantes e reforçar do sombreamento e da proteção da chuva as bancas.

Da auscultação dos comerciantes e inquilinos do mercado vai resultar uma "proposta de revisão" do Regulamento do Mercado do Bolhão, que será apresentada ainda este ano ao município.

De acordo com a GO Porto, para este ano estão previstas "muitas novidades", entre as quais o lançamento de um selo de qualidade Bolhão, que assenta numa parceria com os clientes profissionais e visa valorizar a compra no mercado tradicional e reforçar a qualidade dos produtos escolhidos pelos restaurantes da cidade.

Está também previsto o lançamento de visitas guiadas -- orientadas ou técnicas - ao edifício que serão direcionadas a profissionais da arquitetura.

Já a nível gastronómico, está prevista uma iniciativa que trará ao mercado "chefes internacionais, num projeto de intercâmbio gastronómico" e que pretende afirmar o Bolhão como "um polo de encontro de experiências para a comunidade".

A gastronomia típica portuguesa estará em destaque na galeria do mercado em diversas feiras temáticas agroalimentares, sendo que a primeira será dedicada à Páscoa e decorre de 21 a 23 de março.

O Bolhão irá ainda acolher eventos de 'showcooking', 'workshops', ciclos musicais, animação, arte e cultura, mas também de promoção de saúde e literacia alimentar.

Leia Também: Onda virou barco de pesca na Figueira da Foz e provocou dois feridos

Ler artigo completo