Meta vai deixar utilizadores europeus separar contas do Facebook, Instagram e Messenger

7 meses atrás 82

O Digital Markets Act (DMA) entra em vigor em março na Europa e prevê várias alterações na forma como usamos diferentes serviços online. Antecipando-se às exigências do novo regulamento, o grupo Meta anunciou que vai permitir, nas próximas semanas, que os utilizadores separem as suas contas dos vários serviços, como Facebook, Instagram, Messenger, Gaming ou Marketplace.

A opção de separar os serviços significa, para os utilizadores, que deixa de haver lugar à partilha de informações e dados entre estes. A Meta explica que os links entre as contas servem para a apresentação de anúncios dirigidos, conteúdos personalizados e recomendações.

No caso da separação das contas do Marketplace e de Gaming, a Meta avisa que usar estes sem os dados da conta principal do Facebook vai levar a perdas de funcionalidades, com os utilizadores a terem de comunicar com compradores e vendedores por email, em vez de o poderem fazer por Facebook Messenger, noticia o The Verge.

Recorde-se que também a Google anunciou no início deste mês uma medida semelhante, com a possibilidade de se utilizarem os serviços de Pesquisa, YouTube, Maps e Chrome em separado.

O Regulamento dos Mercados Digitais regula a forma como os gatekeepers (gigantes como a Alphabet ou a Meta) podem partilhar dados entre os serviços, incluindo também um grande espectro de regras desenhadas para melhorar a competitividade e equilibrar o tabuleiro de jogo para os negócios que dependem dos gatekeepers para oferecer os seus serviços.

Ler artigo completo