Mete a segunda!

1 mes atrás 48

Dois encontros, dois triunfos, seis pontos para começar a Liga Betclic versão 2024/2025. O Moreirense atravessa um momento positivo neste início de temporada e voltou a demonstrar isso mesmo com um desfecho positivo diante do FC Arouca (1-3), que ainda não sabe o que é pontuar este novo ciclo com Gonzalo García no banco de suplentes.

Após a vitória fora de portas, César Peixoto promoveu duas alterações (uma delas forçada), uma vez que Fabiano Souza e Sidnei Tavares deram lugar a Dinis Pinto e Lawrence Ofori. Do outro lado, o treinador uruguaio mexeu com quatro peças, pois Matías Rocha, Jose Fontán, Pedro Santos e Alfonso Trezza saíram do onze inicial, enquanto Henrique Araújo, Chico Lamba, Galovic e Pablo Gozálbez fizeram o caminho inverso.

Entrar bem e acabar mal

Belo início de tarde em Moreira de Cónegos. Temperatura francamente agradável, alguma presença de adeptos das duas equipas e conjuntos com iniciativa para assumir o controlo do jogo: tudo pronto para o espetáculo da segunda jornada. E se não viu os primeiros minutos deste encontro, aconselhamos a que o faça...

Alanzinho marcou e terminou substituído @Catarina Morais / Kapta +

Numa das primeiras aproximações com perigo por parte do FC Arouca, o golo inaugural. Na sequência de uma jogada de insistência e que terminou com um mau alívio da defesa da turma da casa, David Simão encheu o pé - fora da área - e colocou um ponto final numa sequência que perdurava desde 30 de abril de 2022, altura em que rubricou o último golo.

Tal como seria de esperar, o Moreirense tentou responder o mais rápido possível, sendo que também podemos utilizar a expressão «jogada de insistência» para descrever o empate, agora com Marcelo e Luís Asué como protagonistas do lance. O avançado recebeu o passe do companheiro e usufruiu da saída mal calculada por parte de Nico Mantl, que ficou muito mal na figura, para o 1-1.

A partir daqui, alguma calma. Pudemos perceber, finalmente, as respetivas estratégias dos treinadores. O emblema da casa tentou aproveitar com insistência as costas de uma frágil defesa arouquense, muitas vezes incapaz de controlar a profundidade do trio de ataque e, sobretudo, de Dinis Pinto, lateral direito que foi subindo no terreno com insistência para combinar com os colegas de equipa e aparecer nas costas de Weverson Costa.

Foi Weverson Costa, aliás, que esteve na origem do segundo golo... contrário. O lateral fez falta dentro da área sobre Madson e o árbitro não teve dúvidas ao assinalar o castigo máximo. Mantl ainda acertou no lado, no entanto, a pontaria de Alanzinho permitiu passar para a frente do marcador. Gonzalo García terminou a primeira parte, sentado, a olhar fixamente para o bloco de notas. Não faltavam razões...

Gerir e marcar

O intervalo trouxe três novidades. Alfonso Trezza e Mateus Quaresma foram chamados a jogo para substituir Pablo Gozálbez e Weverson Costa, dois jogadores um pouco abaixo do esperado. Morlaye Sylla passou para a posição 'dez', enquanto Jason Remeseiro trocou de lado para tentar implementar toda a criatividade que lhe é reconhecida. Do outro lado, Alanzinho abandonou o tapete verde devido a queixas físicas. Altura de Benny.

David Simão bem tentou @Catarina Morais / Kapta +

Mas nem estas alterações táticas ajudaram o FC Arouca. O Moreirense continuou tranquilo e voltou a aproveitar as debilidades contrárias, agora na sequência de um passe errado de David Simão. Madson ganhou metros, chegou à área contrária e rematou com força para dificultar ainda mais a tarefa dos comandados de Gonzalo García, cabisbaixo a olhar para a exibição dos seus jogadores.

Oportunidade cá, oportunidade lá, o marcador não sofreu mais nenhuma alteração durante esta tarde. Estado de graça para uns, preocupação para outros, apesar de estarmos a queimar os primeiros cartuchos de 2024/2025...

Ler artigo completo