Michel insiste no "reforço da perspetiva europeia" dos Balcãs Ocidentais

9 meses atrás 84

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, considerou hoje que é necessário "reforçar a perspetiva europeia" dos países dos Balcãs Ocidentais e que não é preciso esperar por uma decisão de adesão para "aproximá-los" da União Europeia (UE).

Michel insiste no "reforço da perspetiva europeia" dos Balcãs Ocidentais

"Os Balcãs Ocidentais estão dentro da UE, queremos reforçar a perspetiva europeia desses países. O conceito de integração gradual que conseguimos discutir tem questões práticas", disse Charles Michel, numa conferência de imprensa conjunta com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no final da cimeira entre os dois blocos, hoje realizada em Bruxelas.

No final da quarta reunião entre os 27 Estados-membros da UE e os seis países dos Balcãs Ocidentais, o presidente do Conselho Europeu acrescentou que a constituição de oportunidades comerciais e de um mercado específico é um "instrumento muito útil", que foi reconhecido por "muitos dos líderes" presentes.

Os Balcãs Ocidentais são constituídos pela Albânia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro, Macedónia do Norte, Sérvia e Kosovo.

O Kosovo apresentou a sua candidatura à adesão em dezembro de 2022.

Leia Também: UE quer "aproximar Balcãs Ocidentais" do bloco comunitário para adesão

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;

Ler artigo completo