Micronipol e Helexia vão expandir a atual central de energia solar de autoconsumo

6 meses atrás 55

A Micronipol e a Helexia estão a trabalhar em conjunto na hibridização das fontes energéticas.

A Micronipol, uma empresa de reciclagem de plásticos, e a Helexia vão expandir a atual central de energia solar de autoconsumo de 1 MWp (megawatts pico) para 3 MWp. “Este projeto vai permitir à Micronipol atingir os 33% de autonomia energética”, refere a empresa em comunicado.

Esta aposta vai permitir a produção anual de mais de 4,5 GWh (gigawatts por hora) de energia limpa e evitar a emissão de cerca de 2.120 toneladas de CO2/ano. “A produção de energia solar vai ainda contar com um sistema de armazenamento de baterias de 370 kWh”, avança o comunicado.

A Helexia trabalha em conjunto com os seus clientes no desenvolvimento e implementação de soluções de descarbonização, através da utilização de energia renovável e otimização de consumos energéticos.

Sobre a instalação da central energética, João Guerra, Marketing & Communication Director da Helexia, diz que “com esta instalação de 2MWp, a Micronipol vai alcançar uma redução de consumo energético de 33%”.

“Já estamos a trabalhar para outros projetos conjuntos com o intuito de atingir até 80% de autossuficiência energética. Dado que todo o processo produtivo da Micronipol depende de energia elétrica, a descarbonização é uma meta tangível e é para isso que vamos trabalhar lado a lado”, afirma.

A Helexia assumirá ainda a responsabilidade pela supervisão, monitorização e manutenção dos 3 MWp instalados (1 MWp já existentes + 2 MWp da nova central solar) bem como pela gestão de todo o sistema de produção e armazenamento de energia, “promovendo a descarbonização da empresa, que tem como objetivo tornar 80% da sua operação autossuficiente em energia”.

A Micronipol e a Helexia estão a trabalhar em conjunto na hibridização das fontes energéticas.

A Micronipol – Micronização e Reciclagem de Polímeros é uma das empresas líderes de reciclagem de plásticos em Portugal, em particular de poliolefinas, nomeadamente polipropileno (PP) e polietileno (PE). Recicla mais de 20 mil toneladas de plástico por ano, dos quais 6 mil toneladas são provenientes de desperdício urbano. É no mercado internacional que a Micronipol desenvolve a grande parte do seu trabalho, exportando 40% da sua produção para toda a Europa.

O negócio da Micronipol foca-se na economia circular, apostando na reciclagem e reutilização do plástico, recebendo na sua fábrica plásticos que já foram utilizados para transformar em novos produtos, reduzindo significativamente o volume de resíduo industrial e doméstico destinado a aterro.

Neste momento, a empresa recicla mais de 20 mil toneladas de plástico por ano, dos quais 6 mil toneladas têm origem em desperdício urbano.

Internacionalmente, a Micronipol destaca-se pela exportação de mais de 40% da sua produção para o mercado europeu, incluindo a Suíça.

João Machado, General Manager da Micronipol, diz na nota que “como empresa totalmente comprometida num futuro sustentável, este projeto é estruturante na implementação da estratégia delineada. Para além de reduzimos a dependência energética da rede, ainda garantimos que os nossos produtos são produzidos com base em energia de fonte renovável”.

Em 2023, as centrais fotovoltaicas operadas pela Helexia em Portugal produziram mais de 100 GWh de energia limpa para autoconsumo, o que permitiu aos seus clientes poupar 2,8 milhões de euros e evitar a emissão de 47 mil toneladas de CO2.

Ler artigo completo