Microsoft adiciona mais funcionalidades à IA Copilot para o Windows 11

1 mes atrás 45

A Microsoft anunciou a chegada ao Windows 11 do assistente com inteligência artificial Copilot em Setembro do ano passado. Na semana passada revelou a primeira grande actualização para este serviço que traz com ela muitas novidades. Algumas chegam já, outras durante o mês de Março e ainda há algumas que implicam a instalação de aplicações. As mais importantes incluem a nova possibilidade de alterar as definições do Windows e a possibilidade de se usarem plugins que ligam a AI com aplicações de terceiros.

A lista de novas funcionalidades que a Microsoft acrescentou é longa. Logo no início estão a disponibilidade de plugins para várias aplicações de comércio electrónico que permitem, por exemplo, marcar mesas em restaurantes ou fazer compras. A Microsoft diz que vai adicionai mais plugins durante o mês de Março e que o Copilot vai ser disponibilizado em mais computadores a partir de Março.

Outra grande novidade é a capacidade de aceder às definições do Windows, mas não a todas. Nesta actualização, a Microsoft acrescentou a possibilidade de ligar a poupança de bateria, mostrar informações sobre o sistema, mostrar o endereço IP, mostrar as redes Wi-Fi disponíveis, esvaziar a reciclagem e várias funcionalidades relacionadas com acessibilidade como a possibilidade de se usarem comandos por voz.

A Microsoft também adicionou funcionalidades de edição de fotografia e vídeo ao Copilot. Agora é possível abrir uma imagem na aplicação Fotografias e usar a ferramenta de “apagamento generativo” para remover facilmente objectos. Outra novidade é a funcionalidade de remoção de silêncio no editor de vídeo Clipchamp e remove automaticamente segmentos em que estejam pessoas em silêncio.

A empresa também adicionou ao Copilot “atalhos por voz” que podem ser usados em tarefas como a cópia de ficheiros, clicar em itens, abrir ficheiros e aplicações. Isto pode ser muito útil para quem tem dificuldades motrizes, mas não se sabe ainda como é que funciona em situações reais. Outra funcionalidade relacionada com esta que também foi adicionada agora é a possibilidade de usar comandos por voz em situações em que se usam dois monitores em simultâneo para facilitar a utilização e a gestão de ficheiros nestes casos.

A maioria das novidades vão chegar através do Windows Update, algumas imediatamente e outras durante o mês de Março. A distribuição está ser feita num ritmo lento e é necessário estar a usar as versões 22H2 ou 23H2 do Windows 11.

Ler artigo completo