Microsoft anuncia as novidades para o futuro do Windows 11

3 horas atrás 31

Já se sabia há muito tempo que a Microsoft ia apostar forte nas funcionalidades de Inteligência Artificial no Windows 11 e hoje a empresa apresentou os planos para o futuro do sistema operativo, praticamente todos focados em IA.

Estas são as novidades:

Recall (Pré-visualização)

Recall Timeline (Site_Reduzir)

A Recall é uma forma totalmente nova de encontrar algo que o utilizador já tenha visto no PC. Após o anúncio da funcionalidade em Maio, surgiram dúvidas acerca da segurança da funcionalidade. Por isso, a Microsoft decidiu adiar o lançamento para a melhorar.
Agora, os utilizadores vão ter a opção de activar a gravação de instantâneos e, se o fizerem, usarão o Windows Hello para confirmar a presença e desbloquear a experiência do Recall com segurança. O filtro de informações sensíveis, o Recall aplicará filtros sobre informações sensíveis, como detalhes de cartões de crédito ou números de identificação pessoal, precisarem permanecer confidenciais.

A partir de Outubro, os participantes no programa Windows Insider começarão a a poder usar a Recall em PC Copilot+ com CPU Snapdragon. Esta funcionalidade só chegará em Novembro aos Insiders com Copilot+ PC baseados em AMD ou Intel em Novembro.

A Microsoft não indicou uma data concreta para a disponibilização da funcionalidade Recall a todos os utilizadores com Copilot+ PC.

Click to Do (Pré-visualização)

Click To Do (Site_Reduzir)

A funcionalidade Click to Do foi concebida para ajudar a simplificar o fluxo de trabalho, colocando magicamente uma sobreposição interactiva no topo do ecrã do PC, permitindo que acções rápidas sugeridas apareçam sobre imagens ou texto. A pedido, o Click to Do liga o utilizador a ferramentas e acções para realizar tarefas, como sugerir ajuda com a Pesquisa Visual com o Bing, desfoque de fundo ou apagar objectos em Fotos ou remover fundos com o Paint. Também auxilia em acções relacionadas com texto, como reescrever, resumir ou explicar texto em linha, abrir num editor de texto, enviar um e-mail (com um endereço de e-mail reconhecido), pesquisas na web e abrir websites (com um URL reconhecido). O Click to Do é sensível ao contexto e acessível a partir de qualquer ecrã de PC Copilot+ – basta premir a tecla Windows e clicar com o rato para encontrar o Click to Do na Ferramenta de Recorte ou no Print Screen para começar.

Pesquisa melhorada no Windows

Semantic Search (Site_Reduzir)

Com esta nova funcionalidade, será mais fácil encontrar os ficheiros certos, incluindo documentos, definições ou fotos, nos PC Copilot+. Os utilizadores podem usar linguagem natural para encontrarem o que procuram no PC. Deixa de ser necessário lembrar os nomes de ficheiros, localizações de definições ou mesmo de se preocupar com a ortografia. Esta funcionalidade pode ser usada mesmo quando não está ligado à internet.

A pesquisa melhorada será disponibilizada primeiro no Explorador de Ficheiros e será expandida para a Pesquisa do Windows e Definições nos próximos meses.

Super resolução em Fotos

Super resolution in Photos (Site_Reduzir)

Esta funcionalidade permite fazer upscaling de fotografias de baixa resolução para imagens de alta resolução até 8 vezes o tamanho original sem que fiquem desfocadas ou pixelizadas. Esta funcionalidade aproveita a NPU do processador, por isso não é necessária uma ligação à Internet.

Preenchimento e apagamento generativos no Paint

Generative Erase in Paint (Site_Reduzir)

O Paint (cuja morte já tinha sido anunciada há tempos), vai receber funcionalidades de preenchimento e apagamento generativas. O utilizador só tem de usar a ferramenta para seleccionar o que quiser apagar ou uma zona onde quer colocar um novo objecto.

Lançamento da actualização do Windows 11 2024:

A partir de hoje, a actualização do Windows 11, versão 24H2, começa a ser distribuída para todos utilizadores do Windows 11. Esta actualização inclui novas funcionalidades como o Energy Saver, concebido para prolongar a duração da bateria e reduzir o consumo de energia, mesmo quando o dispositivo está ligado à corrente.

Suporte melhorado para aparelhos auditivos com Bluetooth LE Audio, com novas capacidades para controlar predefinições de áudio, sons ambiente e melhorias na experiência.

Compatibilidade com Wi-Fi 7, que oferece mais velocidade, fiabilidade e eficiência de ligação.

Melhorias de funcionamento e interface gráfica na Barra de Tarefas e Explorador de Ficheiros e nas Definições

Ler artigo completo