Microsoft e AFL-CIO fecham acordo sobre IA e neutralidade do trabalho

9 meses atrás 88

A Microsoft e a federação sindical AFL-CIO fecharam, esta segunda-feira, um acordo no qual a gigante tecnológica se compromete a manter-se neutra relativamente aos esforços sindicais para que os trabalhadores se tornem membros. A Microsoft  e a AFL-CIO revelaram ainda que vão trabalhar em conjunto no futuro da Inteligência Artificial (IA). 

O presidente da Microsoft, Brad Smith, afirmou em declarações à Reuters que o "acordo de neutralidade fornece um alto nível de compromisso e clareza sobre como trabalharemos com a AFL-CIO e as suas afiliadas, se tivermos funcionários que queiram procurar a formação de um sindicato".

De acordo com a presidente da AFL-CIO, Liz Shuler, a posição da Microsoft contrasta com a de outras empresas de tecnologia que lutam contra os esforços para que os seus empregados se sindicalizem. "O posicionamento deles é: se os trabalhadores se querem organizar, não os devemos atrapalhar", afirmou Shuler.

A AFL-CIO é composta por 60 sindicatos que representam cerca de 12,5 milhões de trabalhadores, sendo assim a maior federação de sindicatos dos EUA.

Sobre a IA, a Microsoft defendeu a necessidade de as tecnológicas irem ao encontro "das necessidades dos trabalhadores", de forma a que os colaboradores tenham uma "voz e forneçam feedback que influencie a direção" que a empresa deve seguir. 

O objetivo da IA passa ainda por "aumentar a produtividade dos trabalhadores, reduzir o trabalho pesado nos empregos" e traduzir os lucros de eficiência em padrões de vida mais elevados, disse o presidente da Microsoft.

Leia Também: Microsoft tem boas notícias para quem (ainda) usa o Windows 10

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo