Microsoft lança o serviço de inteligência artificial com subscrição Copilot Pro

8 meses atrás 84

Depois de, no ano passado, a Microsoft ter lançado o assistente com inteligência artificial Copilot, primeiro para o browser Edge e depois para o Windows, a empresa de Redmond anunciou hoje a disponibilização do Copilot Pro, a versão paga do serviço. A versão Pro traz mais integração com o software da empresa e a possibilidade de se criarem modelos de IA personalizados, para darem resposta a tarefas e necessidades específicas.

Depois de OpenAI ter disponibilizado o ChatGPT no final de 2022, a Microsoft aproveitou o sucesso do serviço, investiu na empresa e lançou o Copilot, um assistente com inteligência artificial para o browser Edge. Mas claro que não quis ficar por aí e algumas semanas mais tarde lançou o Copilot para o Windows 11 e anunciou a integração com outro software da empresa como o Microsoft 365 (o antigo Microsoft Office). Mas não é tudo, a inteligência artificial vai chegar a muitos aspectos do Windows, podendo mesmo vir a substituir o tradicional menu ‘Iniciar’ do sistema operativo.

No entretanto, a OpenAI anunciou os seus planos pagos que dão um conjunto de vantagens, como mais disponibilidade e velocidade de resposta do sistema. Era só uma questão de tempo para a Microsoft lhe seguir os passos e hoje foi anunciado o Copilot Pro, a versão paga do sistema de IA da Microsoft.

O novo Copilot Pro inclui:

Uma experiência de IA que funciona em todos os dispositivos e que monitoriza a actividade tanto no computador como na web de forma a entender o contexto de utilização para ajudar os utilizadores a obterem a melhor experiência de utilização possível;

A possibilidade de os utilizadores com subscrições do Microsoft 365 pessoais de família acederem ao Copilot directamente a partir das aplicações do Microsoft 365, como o Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneNote em todos os dispositivos em que estes programas estão disponíveis. Na altura do lançamento, esta funcionalidade funciona apenas em inglês; Acesso prioritário aos modelos de inteligência artificial mais recentes, começando pelo novo GPT-4 Turbo. Tal como na versão paga do ChatGPT, a versão paga do Copilot vai ter acesso prioritário ao modelo de IA para se conseguir obter mais desempenho. Numa segunda fase, irá ser possível alternar entre modelos de IA para optimizar a experiência de utilização; Geração de imagens por IA optimizada através do Image Creator from Designer (antigo Bing Image Creator) com 100 boost por dia e a possibilidade de gerar imagens com mais qualidade e com aspectos diferentes, como na horizontal; Em breve também será possível usar o novo Copilot GPT Builder para criar um Copilot personalizado que se adapta a um determinado tópico usando apenas um conjunto de comandos.

Não foi dada informação acerca dos preços do Copilot Pro em Portugal, mas nos EUA irá custar 20 dólares por mês por utilizador.

Depois de ter sido lançado em Novembro para grandes empresas, o Copilot para o Microsoft 365 também vai receber algumas novidades como a disponibilidade de até 299 acessos nos planos Business Premium e Business Standard.

O Copilot 365 também vai chegar aos utilizadores com licenças de edução do Microsoft 365.

Ler artigo completo