Microsoft vai usar IA no Windows para melhorar gráficos de jogos

7 meses atrás 113

A Nvidia tem o Deep Learning Super Sampling (DLSS), a AMD o FSR e a Intel o XeSS: todas as três soluções tiram partido da Inteligência Artificial para melhorar os visuais dos jogos de PC e integrar mais detalhes. Agora, a Microsoft vai incluir uma ferramenta semelhante na próxima versão do Windows 11 e descreve essa resolução automatizada como uma forma de se conseguir uma jogabilidade e visualização mais suaves e melhoradas.

A Microsoft não confirmou oficialmente a funcionalidade, nem explicou o seu funcionamento técnico ao pormenor, com a novidade a ter sido publicada por um utilizador da X que a encontrou numa versão do Windows 11, explica o The Verge. Não se conhecem assim as especificações necessárias, nomeadamente ao nível das placas gráficas exigidas para se poder ter esta funcionalidade.

Por outro lado, sabe-se que a empresa de Redmond está a desenvolver um sistema de gestão de cores melhorado, que será particularmente útil para os jogadores que têm monitores OLED de última geração com HDR e que, até agora, têm de fazer a definição de cores numa caixa de diálogo que parece saída do Windows 95. Estes controlos vão ser integrados na área de Definições geral do Windows 11, com perfis de cores para sRGB e DCI-P3.

Estas novidades foram encontradas na Build 26052 para os Windows Insiders e ainda não se sabe quando é que chegam aos restantes utilizadores do Windows 11.

Ler artigo completo