Milhares de pessoas protestam na Jordânia a favor da causa palestiniana

8 meses atrás 71

Os manifestantes - que denunciaram a "contínua agressão israelita" contra o enclave palestiniano - juntaram-se aos protestos e vigílias realizadas em todo o país.

Em Amã, a capital, houve um protesto em frente à mesquita Ebad al Rahman, no qual participaram vários representantes da sociedade civil, segundo informações do jornal jordano Addustour.

Os manifestantes empunharam bandeiras e faixas palestinianas denunciando os crimes cometidos por Israel contra a população de Gaza desde que o Exército lançou a sua ofensiva após os ataques perpetrados em 07 de outubro pelo Hamas contra solo israelita.

Os manifestantes criticaram ainda as tentativas de Israel de deslocar os palestinianos de Gaza e de separar a Cisjordânia, ao mesmo tempo que apelaram à comunidade internacional para desempenhar um papel ativo colocando pressão sobre Israel para pôr fim ao conflito.

O Governo da Jordânia avisou recentemente que Israel está a "empurrar toda a região para mais conflitos, tensões e guerra", acrescentando que está a acompanhar a situação em torno do Mar Vermelho com preocupação à medida que a tensão na região aumenta.

Desde o início de outubro que Israel iniciou uma operação militar que desencadeou uma crise humanitária em Gaza sem precedentes nas últimas décadas. A resposta militar de Telavive surgiu na sequência de um atentado, no dia 07 de outubro, perpetrado pelo movimento islamista Hamas, em que morreram cerca de 1.140 pessoas, incluindo 400 militares, e foram raptadas mais de 200.

A intervenção militar israelita, inicialmente apoiada pela comunidade internacional, começou a perder força quando surgiram acusações por parte de organizações não-governamentais e, mais tarde, de alguns países, de que Israel não estava a respeitar a lei humanitária internacional no conflito contra o Hamas, considerado um grupo terrorista, e que estava a atacar indiscriminadamente civis palestinianos - quase 25.000 pessoas morreram em três meses, segundo as autoridades locais de Gaza.

Leia Também: UE envia mais dois aviões com apoio humanitário para Gaza

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo