Míssil atinge prisão na Síria onde estão membros do Estado Islâmico

8 meses atrás 98

As Forças Democráticas Sírias (SDF), a aliança armada liderada pelos curdos, disse em comunicado que o incidente ocorreu por volta das 07h30 locais (04h30 em Lisboa) contra a prisão de al-Sina, na província de al-Hasaka, e provocou ferimentos ligeiros em alguns dos prisioneiros do Estado Islâmico.

"Após o ataque, dezenas de detidos do Estado Islâmico tentaram fugir da prisão, mas as medidas de segurança implementadas pelas nossas forças e da Segurança Interna (polícia curda) frustraram a tentativa de fuga", acrescenta o comunicado.

A aliança armada não determinou a origem do míssil, mas referiu que o disparo atingiu uma área da prisão que alberga menores de idade ligados ao grupo Estado Islâmico.

Por outro lado, a organização Observatório Sírio dos Direitos Humanos afirmou que o projétil caiu perto do muro exterior da prisão.

O observatório refere que uma base avançada de tropas norte-americanas, bem como de pessoal dos serviços secretos "ocidentais", está localizada a poucos metros da prisão.

A organização não-governamental sediada no Reino Unido e que dispõe de uma vasta rede de informadores no terreno, admite que o ataque pode ter sido levado a cabo por grupos armados pró-iranianos.

Desde outubro do ano passado, milícias apoiadas por Teerão atacaram um grande número de alvos norte-americanos na Síria, no âmbito da guerra de Gaza, embora nos últimos dias se tenha assistido também a fortes bombardeamentos turcos contra alvos curdos no nordeste do país.

Na prisão de Al Sina ocorreu um motim - no início de 2022 - que resultou numa operação prolongada para recuperar o controlo das instalações e que provocou quase 500 mortos.

Leia Também: EUA criticam "ataques irresponsáveis" do Irão no Iraque e na Síria

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo