Montenegro dá boas-vindas a Zelensky. "A Ucrânia pode contar connosco"

3 meses atrás 105

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, já deu as boas-vindas ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que visitará Portugal pela primeira vez, na terça-feira. Num vídeo, publicado nas redes sociais, o governante sublinhou que a visita servirá para aprofundar as "excelentes relações entre os dois países" e para "reforçar a cooperação no domínio da segurança e da defesa".

"Bem-vindo a Portugal, Volodymyr Zelensky. Slava Ukraini", escreveu Montenegro na descrição do vídeo, no qual destacou que "vivemos tempos decisivos na nossa história coletiva" e, "num momento crucial, Portugal recebe pela primeira vez o presidente da Ucrânia". 

"Esta visita de trabalho vai servir para aprofundarmos as excelentes relações entre os dois países, mas sobretudo, para reforçar a cooperação no domínio da segurança e da defesa. Mas este encontro é também uma oportunidade para reiterarmos o compromisso de Portugal com a soberania e a integridade territorial da Ucrânia", referiu no vídeo.

Para o primeiro-ministro, a visita é "também uma oportunidade para reforçar o apoio político, militar, financeiro e humanitário a Kyiv". 

"O presidente Zelensky representa milhares de cidadãos ucranianos que há décadas escolheram Portugal para viver. E é também o presidente dos muitos refugiados de uma guerra altamente injusta. O nosso apoio é por isso inabalável. A Ucrânia pode contar connosco", frisou.

Bem-vindo a Portugal, @ZelenskyyUa.
Slava Ukraini 🇺🇦 pic.twitter.com/UVG71S8uU2

— Luís Montenegro (@LMontenegropm) May 27, 2024

[Notícia em atualização]

Leia Também: Portugal com Kyiv "sem hesitação". Visita de Zelensky realça "cooperação"

Ler artigo completo